A linguagem, um dos pilares fundamentais da comunicação humana, carrega consigo inúmeras limitações intrínsecas. Ludwig Wittgenstein, um dos mais influentes filósofos do século XX, dedicou grande parte de seu trabalho a explorar essas limitações. Em suas obras, especialmente no “Tractatus Logico-Philosophicus” e nas “Investigações Filosóficas”, Wittgenstein argumenta que a linguagem possui fronteiras que não podemos ultrapassar. Essas fronteiras não são apenas obstáculos práticos, mas estruturais e conceituais, que moldam e delimitam nosso entendimento do mundo.

Wittgenstein, em seu “Tractatus Logico-Philosophicus”, afirma que “os limites da minha linguagem significam os limites do meu mundo”. Com isso, ele sugere que nossa capacidade de compreender e descrever a realidade é confinada pelas possibilidades oferecidas pela nossa linguagem. A linguagem, nesse sentido, não é um instrumento neutro que simplesmente reflete a realidade; ela constrói e ao mesmo tempo restringe a forma como percebemos e interagimos com o mundo. Essa visão é ampliada em suas “Investigações Filosóficas”, onde Wittgenstein discute a natureza das “formas de vida” e dos “jogos de linguagem”. Ele argumenta que a linguagem é entrelaçada com nossas práticas sociais e culturais. Portanto, as palavras adquirem significado somente dentro de contextos específicos de uso. Isso implica que certas experiências ou sentimentos podem ser inexprimíveis ou mal compreendidos fora de seus contextos linguísticos e culturais específicos.

Diante das já existentes limitações impostas pela natureza da linguagem, a censura surge como um fator que agrava ainda mais essas restrições. A censura, ao restringir o uso de
certas palavras, expressões ou ideias, não apenas suprime a liberdade de expressão, mas também limita a nossa capacidade de pensar e discutir abertamente sobre diferentes aspectos da realidade. Se, como Wittgenstein sugere, nossa compreensão do mundo é limitada pela nossa linguagem, a censura impõe uma dupla limitação. Primeiro, ela impede a expressão de pensamentos e ideias, que é essencial para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura. Segundo, ao eliminar ou distorcer partes da linguagem, a censura empobrece o próprio tecido do pensamento humano, reduzindo a diversidade de perspectivas e interpretações disponíveis, e estabelece uma hegemonia que costumam chamar de “senso-crítico” que já não há mais um fio crítico de bom senso.

A censura fere algo essencialmente humano: a capacidade de comunicar, questionar e refletir sobre nossa existência. Em uma sociedade onde esse “cale-se” é praticado, o escopo do que pode ser pensado e dito é artificialmente estreitado, o que leva inevitavelmente a um empobrecimento intelectual e cultural significativo. A capacidade de expressar dissidência, de desafiar o status quo e de buscar a verdade é crucial para o progresso social e dos indivíduos em si. Além disso, a censura muitas vezes atua de maneira insidiosa, não apenas proibindo explicitamente certas expressões, mas também criando um ambiente de medo e autocensura. Os indivíduos, receosos das consequências, podem optar por silenciar suas vozes ou conformar seus pensamentos às normas impostas, exacerbando ainda mais as limitações já inerentes à linguagem.

A globalização, com sua intensa integração econômica, cultural e tecnológica, frequentemente impõe este “cale-se” sutil, mas poderoso sobre as vozes dissidentes na sociedade. Ao promover uma homogeneização cultural e valores predominantes ditados pelas grandes corporações e potências mundiais, a globalização marginaliza narrativas locais e alternativas, silenciando as críticas ao modelo econômico global e às suas consequências sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que promove um discurso uniforme que perpetua desigualdades e suprime o desenvolvimento cultural.

As reflexões de Wittgenstein sobre a linguagem nos alertam para as limitações naturais da nossa capacidade de comunicação e compreensão. Quando a censura é adicionada a essa equação, as consequências são ainda mais drásticas. Ela não apenas restringe a liberdade de expressão, mas aniquila aos poucos a expressão externa da nossa existência.

 

PAULO H. SANTOS
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Paulo H. Santos é professor particular de filosofia, bacharel em filosofia (UCP – Brasil) e licenciado em História (UNESA – Brasil). Católico. Escreve em português do Brasil
As opiniões do autor não reflectem necessariamente a posição do ContraCultura.