Está em curso uma operação de salvamento perto da fronteira entre o Irão e o Azerbaijão, na sequência da queda de um helicóptero que transportava o Presidente iraniano Ebrahim Raisi. A imprensa estatal iraniana informou que o acidente ocorreu no domingo e que se deveu ao mau tempo que se fazia sentir na região.
Fontes próximas da situação informaram a Reuters sobre o possível perigo mortal enfrentado por Raisi e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Hossein Amir-Abdollahian, afirmando que “as informações provenientes do local do acidente são muito preocupantes”.
Drones, ambulâncias e outras operações de busca e salvamento estão a decorrer.
De acordo com a televisão estatal iraniana, o incidente ocorreu perto de Jolfa, uma cidade fronteiriça situada a cerca de 375 milhas a noroeste de Teerão. A reportagem incluiu imagens de uma equipa de salvamento do Crescente Vermelho a dirigir-se para o local do acidente, no meio de um denso nevoeiro.
Os relatos identificaram que, para além de Raisi e Amir-Abdollahian, viajavam também no helicóptero o governador do Azerbaijão Oriental e vários outros funcionários. O ministro iraniano do Interior confirmou o incidente e apontou as condições meteorológicas adversas como a principal causa.
Raisi regressava de uma visita ao Azerbaijão, onde participou na inauguração de uma barragem juntamente com o Presidente Ilham Aliyev. Esta cerimónia teve lugar apesar das tensões diplomáticas que persistem entre os dois países.
Dado o papel instrumental de Raisi na administração do Irão e a sua importância estratégica para o líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, o incidente pode ter implicações consideráveis para a dinâmica geopolítica do Irão.
Relacionados
11 Set 24
Três quartos dos eleitores democratas não conhecem as políticas de Kamala Harris.
Uma nova sondagem revelou que cerca de três quartos dos eleitores democratas não fazem ideia de quais são as posições de Kamala Harris sobre questões políticas fundamentais. O facto não surpreende, já que tudo tem sido feito para os manter na ignorância.
11 Set 24
Thomas Matthew Crooks tinha contas de mensagens encriptadas em países estrangeiros.
Não é nada estranha, é até perfeitamente normal, a notícia de que o puto meio retardado da Pensilvânia que alegadamente actuou a solo e ia matando Donald Trump tinha contas de mensagens encriptadas em plataformas alemãs, belgas e neo-zelandezas.
10 Set 24
Juiz Juan Merchan adia a sentença de Donald Trump para depois das eleições.
O juiz do tribunal de Manhattan protelou a sentença para depois das eleições de Novembro. É bom que Trump as ganhe, caso contrário as probabilidades de ser preso aumentam exponencialmente.
9 Set 24
Nasceram um para o outro: Dick Cheney apoia Kamala Harris.
O antigo vice-presidente de Bush filho e criminoso de guerra Dick Cheney tenciona votar em Kamala Harris nas eleições presidenciais de Novembro, de acordo com a sua filha, Liz Cheney. Dick e Kamala estão bem um para o outro, de facto.
9 Set 24
Brasil: Multidões saíram à rua para protestar contra a tirania de Alexandre de Moraes.
No sábado, 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, centenas de milhar de manifestantes saíram às ruas das principais cidades do país para exigir o fim da censura e o afastamento do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
9 Set 24
Onde é que já vimos este filme? Regime Biden acusa governo russo de influenciar as presidenciais de Novembro.
Preparando o terreno para retirar legitimidade a uma potencial vitória de Trump em 2024, a administração Biden está de novo a insistir na narrativa fraudulenta de que o governo russo procura "influenciar" as eleições presidenciais de 2024.