Robert Fico, o primeiro-ministro populista da Eslováquia, foi baleado numa aparente tentativa de assassinato. O líder do estado membro da União Europeia e da NATO, de 59 anos, foi atingido por um agressor após uma reunião do Conselho de Ministros.
Opositor da guerra por procuração do Ocidente contra a Rússia e das políticas globalistas da UE, Fico foi baleado várias vezes e encontra-se actualmente em risco de vida, depois de ter sido submetido a cirurgia. O comunicado acrescenta que “as próximas horas serão cruciais” para o líder populista.
BREAKING: Slovakia PM Robert Fico shot, suspected assassin detained – footage of the moment pic.twitter.com/FeX7fUTGsY
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) May 15, 2024
Fico foi transportado de helicóptero de Handlova, onde ocorreu o tiroteio, para a cidade de Banská Bystrica, onde se encontra hospitalizado. Desconhece-se a identidade e o motivo do agressor. Uma testemunha disse à Reuters que um homem foi empurrado para dentro de um carro pelos serviços de segurança após o incidente e levado do local.
Fico é um aliado político do líder húngaro Viktor Orbán e um apoiante declarado de Donald Trump. Depois de ter sido primeiro-ministro da Eslováquia de 2006 a 2010 e de 2012 a 2018, o líder do partido Direcção – Social Democracia regressou ao cargo em Outubro de 2023, tendo seguido políticas consistentemente dissidentes em relação à imigração, à agenda do apocalipse climático, à ideologia de género e à guerra na Ucrânia, opondo-se claramente às directizes de Bruxelas.
A UE tem vindo a exercer pressão sobre o seu governo devido aos esforços que Fico tem desenvolvido para reformar os meios de comunicação social públicos, o Ministério Público e outros órgãos do Estado eslovaco, que considera serem institucionalmente tendenciosos. A União opõe-se às reformas de Fico, tal como se opôs às reformas institucionais de Orbán e às reformas do anterior governo nacional conservador na Polónia.
Após a conclusão do seu segundo mandato, Fico foi, tal como agora acontece com Donald Trump, alvo de uma série de acusações criminais por parte do governo globalista que o substituiu. No entanto, estas acções judiciais acabaram por fracassar.
Os líderes populistas são frequentemente vítimas de violência na Europa. Thierry Baudet, líder do partido populista holandês “Fórum para a Democracia”, foi hospitalizado depois de ter sido atacado com uma garrafa de vidro na cidade de Zwolle, dois dias antes das eleições legislativas holandesas, em Novembro de 2023.
Alejandro Vidal-Quadras, co-fundador e antigo presidente do partido populista espanhol VOX, foi baleado na cara em Madrid, também em Novembro do ano passado.
Na Alemanha, os líderes do AfD são regularmente atingidos com fezes e o líder do partido em Augsburgo, Andreas Jurka, foi brutalmente espancado, tendo sido hospitalizado com dois olhos negros e uma perna partida no início de 2023.
E se Robert Fico sucumbir aos ferimentos, que é que sai a ganhar? Não a democracia. Não os eslovacos. Não a Europa. Quem sai a ganhar são os apparatchiks do costume, que operam em Bruxelas, em Paris, Em Berlim e em Washington.
‼️ The shooter has been detained, according to preliminary police reports, he was aiming precisely at the prime minister – HNonline.
Video: police detain the shooter at the scene of the assassination attempt. pic.twitter.com/Cl9dwUwfqv
— NEXTA (@nexta_tv) May 15, 2024
Relacionados
17 Set 24
O alvo não é Trump; o alvo é você.
Walter Biancardine sugere que a sucessão de atentados contra Trump ultrapassa a óbvia conveniência da sua eliminação, visando, também e principalmente, amedrontar o cidadão comum: O pensamento dissidente é agora punível com a morte.
17 Set 24
Como a primeira, a segunda tentativa de assassinato de Donald Trump deixa muitas perguntas sem resposta.
O perfil do suspeito, as circunstâncias da ocorrência e factos contraditórios envolvem a segunda tentativa de assassinato de Trump numa nuvem de fumaça que é a imagem de marca de uma black op, como a que também já tinha encoberto a primeira tentativa.
15 Set 24
Globalismo e Comunismo:
Os dois lados da mesma moeda.
A primeira de três crónicas de Walter Biancardine dedicadas à denúncia da herética cumplicidade corporativa, de inspiração marxista, entre os agentes do capitalismo contemporâneo e o Estado.
13 Set 24
Apparatchik da era Clinton pede que “reguladores globais” prendam Elon Musk.
O antigo Secretário do Trabalho de Bill Clinton, Robert Reich, declarou que os "reguladores globais" deveriam prender Elon Musk por espalhar "desinformação" e "ódio". Nesta altura do campeonato, os globalistas já deixaram cair a máscara e estão a apostar tudo na tirania.
12 Set 24
Donald vs Kamala:
Um debate soporífero, travado em plano inclinado.
Para conseguir empatar a disputa retórica com Kamala Harris, Donald Trump teve que estar muito longe da sua melhor forma e a vice-presidente teve que contar com a inevitável assistência técnica dos seus propagandistas da ABC. Um debate para esquecer.
12 Set 24
E agora? Turquia é o primeiro país da NATO a candidatar-se a membro dos BRICS
A Turquia, membro da NATO, apresentou o seu pedido de adesão à aliança BRICS. A iniciativa, para além de ser extremamente embaraçosa para a União Europeia e a Aliança Atlântica, é sintomática da perda de influência dos EUA no palco mundial.