Jared Bernstein, presidente do Conselho de Consultores Económicos de Joe Biden, parece ignorar completamente a forma como a Reserva Federal e o Departamento do Tesouro dos EUA trabalham em conjunto para influenciar as condições macroeconómicas do país. Numa entrevista publicada num novo documentário que discute a Teoria Monetária Moderna, Bernstein esforça-se por descrever a forma como o governo dos EUA aumenta ou diminui a oferta monetária, comprando ou resgatando títulos do Tesouro – e como isso afecta a dívida nacional.
Tropeçando em conceitos básicos e na interacção entre o Tesouro e a Reserva Federal, Bernstein afirma:
“O governo imprime dinheiro. E definitivamente empresta esse dinheiro, e é por isso que, hum, o governo definitivamente imprime dinheiro.”
E continua, questionando a exactidão do seu entendimento:
“E depois empresta esse dinheiro vendendo obrigações. Hum, É isso que eles fazem?”
Ainda com dificuldades em articular o funcionamento da política monetária dos EUA, acrescenta:
“Eles, eles, hum, eles, sim, eles, hum, eles vendem obrigações, sim eles vendem obrigações. Eles vendem obrigações, e as pessoas compram as obrigações e emprestam-lhes o dinheiro”.
Na realidade, o Departamento do Tesouro dos EUA leiloa obrigações e outros títulos à Reserva Federal, a nações estrangeiras, a cidadãos americanos e a outras agências governamentais para cobrir as despesas federais que excedem as receitas fiscais e outras receitas governamentais. No que respeita especificamente à Reserva Federal, o Tesouro imprime moeda americana para o banco central – vendendo-a a preço de custo. A moeda é depois distribuída pela Reserva Federal a vários bancos e instituições financeiras ou vendida de volta ao Tesouro através de leilões de títulos.
Em geral, o governo não empresta dinheiro; isso é da competência da Reserva Federal. Bernstein, no entanto, está pelo menos parcialmente correcto quando diz que os indivíduos e as instituições que compram obrigações do Tesouro estão a emprestar dinheiro ao governo federal. Mas mesmo quando está certo, parece hesitar nessa certeza, reconhecendo completamente a sua impreparação técnica para o cargo que ocupa:
“Mas eu não entendo. Não sei do que é que eles estão a falar.”
Jared Bernstein is the Chair of the Council of Economic Advisers, the main agency advising Biden on economic policy.
He seems absolutely clueless about how the Treasury and the Fed function.
Scary how stupid this guy is.
🔊
— Wall Street Silver (@WallStreetSilv) May 3, 2024
Para além da conspiração de estúpidos que leva este homem a uma posição de poder federal na economia americana, temos que nos perguntar sobre a intenção que está por trás dessa falência do mérito. Porque elevar imbecis à posição de peritos é uma excelente estratégia de cinzas.
Relacionados
18 Abr 25
Uma conspiração de estúpidos: DOGE reduz o seu objectivo de poupança em 92%.
Elon Musk moderou substancialmente os seus ambiciosos objectivos de redução de despesas no governo federal, apresentando estimativas 180% e 95% inferiores ao que tinha prometido em 2024 e em Fevereiro de 2025, respectivamente.
17 Abr 25
Próximo alvo das tarifas de Trump: as grandes empresas farmacêuticas.
Na semana passada, Trump informou as Big Pharma que vão ser submetidas a um regime tarifário para que não continuem a depender de medicamentos feitos no estrangeiro, com mão de obra barata.
15 Abr 25
Administração Trump baixa tarifas sobre smartphones e computadores.
Cedendo à intensa pressão das tecnológicas de Silicon Valley, bem como dos gestores de fundos de Wall Street, ou preocupado com a ruptura de stocks no mercado interno e consequente surto inflaccionário, Donald Trump decidiu aliviar as tarifas sobre produtos electrónicos.
14 Abr 25
União Europeia cede e suspende direitos aduaneiros de retaliação contra os EUA.
Depois de Trump ter prometido que os países que não retaliassem seriam beneficiados, a União Europeia recuou nas suas tarifas de retaliação contra os bens dos EUA, para dar tempo a negociações comerciais.
11 Abr 25
Trump pede corte na taxa de juros, mas presidente da Reserva Federal continua reticente.
Donald Trump está a pressionar a Jerome Powell para começar a reduzir as taxas de juro, mas a agenda globalista-elitista da Reserva Federal americana não coincide de todo com os interesses da Casa Branca.
10 Abr 25
Trump sobe taxa sobre a China para 125%, enquanto estabelece tarifa única de 10%, por 90 dias, para todos os outros países.
Donald Trump anunciou, esta quarta-feira, que os Estados Unidos vão passar a impor uma tarifa total de 125% sobre as importações chinesas e de 10% sobre todos os países que não retaliaram contra a sua política de direitos aduaneiros.