Três monges egípcios da Igreja Copta Ortodoxa foram mortos à facada num mosteiro da África do Sul.
O suspeito do ataque ao Mosteiro de São Marcos Apóstolo e São Samuel, o Confessor, localizado em Cullinan, a leste de Pretória, foi detido, mas identificado apenas como um homem de 35 anos.
O motivo do ataque também não foi divulgado, e as autoridades limitaram-se a afirmar que não acreditam que o crime tenha sido motivado pela intenção de furto, pois nada foi roubado.
A Igreja Copta Ortodoxa identificou os monges como Takla el-Samuely, Yostos ava Markos e Mina ava Markos e reconheceu-os como “mártires”.
Com sede no Egipto, a Igreja serve principalmente o povo copta, que antecede a conquista e colonização árabe-islâmica do país e ainda representa cerca de 5 a 10% da população.
Os coptas têm o seu próprio pontífice em Alexandria, o Papa Tawadros II, que encontra o seu mandato em São Marcos, da mesma forma que o pontífice católico romano atribui a sua origem a São Pedro. Os copta são frequentemente alvo de terroristas islâmicos radicais, tendo dezenas sido mortos durante dois atentados suicidas em serviços religiosos no Domingo de Ramos em 2017, por exemplo.
A Igreja faz parte da Igreja Ortodoxa do Levante que também inclui igrejas como a Apostólica Arménia e a Igreja Ortodoxa Etíope de Tewahedo. É separada da Igreja Ortodoxa Oriental, que inclui igrejas como a Ortodoxa Grega e a Ortodoxa Russa.
Como o ContraCultura documentou em 2023, Os Coptas arménios têm também sido alvo de perseguição em Jerusalém, pelos judeus ortodoxos.
Relacionados
22 Abr 25
A morte de Bergoglio: o que virá agora?
A Igreja já é, claramente, governada por quem a odeia e o maior inimigo da cristandade não são os que a combatem, mas os que a compõem. E quem será o 'Papa Negro' que se segue? Uma crónica de Walter Biancardine.
22 Abr 25
Violência e ódio religioso: Soldados israelitas impedem cristãos de aceder a cerimónias pascais em Jerusalém.
Forças de segurança israelitas fizeram recurso à violência para impedir cristãos de participar em cerimónias religiosas no Domingo de Páscoa. Os fiéis, incluindo o núncio papal, foram impedidos de entrar na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém Oriental.
20 Abr 25
Do Moriá ao Calvário: o cordeiro substituto.
A cruz não é um símbolo do sofrimento humano nem um manifesto contra o Império, é o altar do verdadeiro sacrifício, no qual Deus entrega ao homem o que Ele tem de mais precioso: o seu próprio Filho. Um crónica de Walter Biancardine.
17 Abr 25
Alemanha: Sacerdote chama “nazi” a acólito e despede-o por ter tirado uma fotografia com um político da AfD.
Um acólito que serviu numa igreja da Baviera durante nove anos foi apelidado de “nazi” pelo pároco e demitido do seu cargo depois de ter tirado uma fotografia com o político da Alternativa para a Alemanha (AfD) Maximilian Krah.
10 Abr 25
Profecia de Thoth: A tragédia de um mundo sem Deus e a redenção por Ele prometida.
O deus egípcio Thoth deixou-nos uma profecia que não podia ser mais actual, constituindo bela e séria advertência sobre o destino funesto das civilizações sem Deus, mas prometendo, como outros textos da tradição judaico-cristã, a salvação por obra do Criador.
31 Mar 25
Arquivos secretos da CIA afirmam que a Arca da Aliança está escondida “algures no Médio Oriente”.
A existência, natureza e localização da arca que guardará os Dez Mandamentos constitui um dos grandes enigmas da história da civilização judaico-cristã, mas documentos da CIA afirmam que o sagrado receptáculo se encontra algures no Médio Oriente.