A crise de representação não é, aparentemente, um fenómeno exclusivo do Ocidente.
Um inquérito do Pew Research Center, de amostra global, revela um declínio de confiança na democracia representativa, causado principalmente pela recusa dos políticos em representar os interesses e as aspirações dos seus eleitores.
Os dados de 24 países “democráticos” revelam que uma média de 77% dos inquiridos considera a democracia representativa um “bom” sistema de governação, mas uma média de 59% manifesta insatisfação com o seu funcionamento. Os dados evidenciam uma diminuição da satisfação em comparação com os países inquiridos em 2017.
A mancha azul no gráfico é eloquente.
Cerca de 74% dos inquiridos consideram que os funcionários eleitos ignoram as perspectivas dos cidadãos comuns. Este número sobe para uns impressionantes 83% nos Estados Unidos e 85% em Espanha. A Suécia parece ser a única nação onde a maioria dos residentes acredita que os funcionários eleitos se preocupam com o que eles pensam.
Embora, neste caso, seja por demais evidente que estão equivocados.
A publicação do inquérito surge numa altura crucial, com mais de 50 países a prepararem-se para eleições em 2024, representando metade da população mundial.
A sondagem também testemunha uma onda crescente, e preocupante, de apoio a formas mais autoritárias de governação, com o apoio a um “líder forte” desprovido de restrições judiciais ou legislativas a aumentar em oito dos países inquiridos, comparativamente aos resultados da mesma sondagem em 2017.
Entre estas nações, destaca-se a Índia, onde o apoio à liderança centralizada aumentou 12%, o maior aumento entre os países inquiridos. O inquérito indica que 67% dos indianos apoiam agora um líder forte como o primeiro-ministro do país, Narendra Modi.
Relacionados
17 Set 24
Como a primeira, a segunda tentativa de assassinato de Donald Trump deixa muitas perguntas sem resposta.
O perfil do suspeito, as circunstâncias da ocorrência e factos contraditórios envolvem a segunda tentativa de assassinato de Trump numa nuvem de fumaça que é a imagem de marca de uma black op, como a que também já tinha encoberto a primeira tentativa.
15 Set 24
Globalismo e Comunismo:
Os dois lados da mesma moeda.
A primeira de três crónicas de Walter Biancardine dedicadas à denúncia da herética cumplicidade corporativa, de inspiração marxista, entre os agentes do capitalismo contemporâneo e o Estado.
13 Set 24
Apparatchik da era Clinton pede que “reguladores globais” prendam Elon Musk.
O antigo Secretário do Trabalho de Bill Clinton, Robert Reich, declarou que os "reguladores globais" deveriam prender Elon Musk por espalhar "desinformação" e "ódio". Nesta altura do campeonato, os globalistas já deixaram cair a máscara e estão a apostar tudo na tirania.
12 Set 24
Donald vs Kamala:
Um debate soporífero, travado em plano inclinado.
Para conseguir empatar a disputa retórica com Kamala Harris, Donald Trump teve que estar muito longe da sua melhor forma e a vice-presidente teve que contar com a inevitável assistência técnica dos seus propagandistas da ABC. Um debate para esquecer.
12 Set 24
E agora? Turquia é o primeiro país da NATO a candidatar-se a membro dos BRICS
A Turquia, membro da NATO, apresentou o seu pedido de adesão à aliança BRICS. A iniciativa, para além de ser extremamente embaraçosa para a União Europeia e a Aliança Atlântica, é sintomática da perda de influência dos EUA no palco mundial.
11 Set 24
Três quartos dos eleitores democratas não conhecem as políticas de Kamala Harris.
Uma nova sondagem revelou que cerca de três quartos dos eleitores democratas não fazem ideia de quais são as posições de Kamala Harris sobre questões políticas fundamentais. O facto não surpreende, já que tudo tem sido feito para os manter na ignorância.