O primeiro paciente equipado com o implante cerebral da Neuralink consegue movimentar o cursor de um computador com o pensamento, segundo anunciou na segunda-feira Elon Musk, num evento do X Spaces.
O paciente, que faz parte do primeiro grupo de testes em humanos da empresa de neurotecnologia, recebeu o implante no mês passado e tem mostrado bons progressos, de acordo com Musk, que garantiu ainda que o paciente não sofreu “nenhum efeito nocivo”. O paciente, cuja identidade não foi revelada, demonstrou a capacidade de mover o cursor para cima e para baixo e arrastar caixas de ecrã com a mente apenas.
O implante cerebral, denominado “Telepathy”, consiste num eléctrodo com mais de 1.000 condutores flexíveis integrados no córtex cerebral humano. Musk afirmou anteriormente que o dispositivo
“permite controlar o seu telefone ou computador e, através deles, quase todos os dispositivos, somente com o pensamento”.
A tecnologia inovadora foi concebida para processar pensamentos relacionados com o movimento, funcionalidade que aparentemente está a mostrar-se efectiva.
A Neuralink realizou este seu primeiro ensaio em humanos com um indivíduo que perdeu a utilização dos seus membros. O ensaio recebeu luz verde da Food and Drug Administration (FDA) em Maio de 2023.
O Contra não discute que a Neuralink, caso consiga levar os primeiros estágios da sua actividade a bom termo, poderá de facto ajudar muitas pessoas incapacitadas. Mas também tem a certeza de que esta tecnologia será inevitavelmente usada para fins obscuros e inimagináveis, por actores sinistros.
E mesmo que assim não fosse: será que Elon Musk tem consciência que está a tentar criar uma nova espécie de ser humano, um híbrido digital, cujo comportamento moral, por exemplo, ninguém pode realmente projectar?
A actividade da Neuralink deve ser encarada com toda a cautela deste mundo.
Relacionados
10 Dez 24
Níveis alarmantes de contaminação de ADN encontrados nas vacinas contra a Covid.
Um estudo publicado na Science, Public Health Policy and the Law comprovou que as vacinas Covid estão contaminadas com altos índices de ADN residual, incluído a sequência SV40, um vírus genético com grande potencial cancerígeno.
9 Dez 24
Médico globalista afirma que múltiplos vírus vão ser libertados após a tomada de posse de Donald Trump.
Em declarações à MSNBC, o pediatra globalista e campeão das vacinas Covid, Peter Hotez, insinuou que potenciais ameaças virais surgirão após a tomada de posse de Donald Trump.
28 Nov 24
Conversas no D. Carlos:
Agenda 2030 – Energia e Clima Breve reflexão sobre o clima e as energias verdes.
No quarto acto do ciclo Conversas no D. Carlos, o engenheiro João de Jesus Ferreira, professor e consultor na área energética, dissertou sobre a histeria climática, as contradições, os dogmas e os excessos da agenda 2030. O Contra deixa dessa palestra o devido registo.
27 Nov 24
A física contemporânea em choque frontal com a realidade observável.
Galáxias e estrelas que não deviam existir, teorias unificadoras que fazem 'magia' (negra), buracos (negros) que albergam todo o universo e matéria (negra) que não compagina com as observações. Um breve retrato do cenário (negro) da física contemporânea.
25 Nov 24
Vida em Marte? Cientistas chineses podem ter encontrado vestígios de um antigo oceano perdido.
Investigadores chineses afirmam ter descoberto vestígios de um antigo oceano em Marte que poderá ter coberto até um terço da sua superfície. A descoberta compagina com outros estudos que sugerem a existência de água no planeta vermelho.
8 Nov 24
Mais um buraco negro fabricado.
A imagem recentemente divulgada do alegado buraco negro que alegadamente se situa no centro da Via Láctea é uma fraude total. Mais uma, porque as imagens que circulam nos media como representações de buracos negros são todas artefactos digitais.