O primeiro paciente equipado com o implante cerebral da Neuralink consegue movimentar o cursor de um computador com o pensamento, segundo anunciou na segunda-feira Elon Musk, num evento do X Spaces.
O paciente, que faz parte do primeiro grupo de testes em humanos da empresa de neurotecnologia, recebeu o implante no mês passado e tem mostrado bons progressos, de acordo com Musk, que garantiu ainda que o paciente não sofreu “nenhum efeito nocivo”. O paciente, cuja identidade não foi revelada, demonstrou a capacidade de mover o cursor para cima e para baixo e arrastar caixas de ecrã com a mente apenas.
O implante cerebral, denominado “Telepathy”, consiste num eléctrodo com mais de 1.000 condutores flexíveis integrados no córtex cerebral humano. Musk afirmou anteriormente que o dispositivo
“permite controlar o seu telefone ou computador e, através deles, quase todos os dispositivos, somente com o pensamento”.
A tecnologia inovadora foi concebida para processar pensamentos relacionados com o movimento, funcionalidade que aparentemente está a mostrar-se efectiva.
A Neuralink realizou este seu primeiro ensaio em humanos com um indivíduo que perdeu a utilização dos seus membros. O ensaio recebeu luz verde da Food and Drug Administration (FDA) em Maio de 2023.
O Contra não discute que a Neuralink, caso consiga levar os primeiros estágios da sua actividade a bom termo, poderá de facto ajudar muitas pessoas incapacitadas. Mas também tem a certeza de que esta tecnologia será inevitavelmente usada para fins obscuros e inimagináveis, por actores sinistros.
E mesmo que assim não fosse: será que Elon Musk tem consciência que está a tentar criar uma nova espécie de ser humano, um híbrido digital, cujo comportamento moral, por exemplo, ninguém pode realmente projectar?
A actividade da Neuralink deve ser encarada com toda a cautela deste mundo.
Relacionados
18 Abr 25
Investigadores afirmam que existem provas de uma civilização em Marte que foi extinta por um desastre nuclear.
Enquanto indícios recolhidos pela NASA indicam que Marte pode ter sido mais hospitaleiro, a elevada concentração de Xenon-129 na sua atmosfera e de urânio na sua superfície sugerem que uma explosão nuclear terá ocorrido no planeta vermelho.
17 Abr 25
Importa-se de repetir? Director científico da administração Trump diz que a tecnologia americana pode “manipular o tempo e o espaço.”
Michael Kratsios sugeriu que os Estados Unidos possuem tecnologia capaz de “manipular o tempo e o espaço”. Mas os contribuintes americanos não parecem estar a beneficiar grande coisa dessas capacidades alucinantes.
15 Abr 25
Tucker Carlson de queixo caído: 9 milhões de crianças americanas injectadas com última versão de vacinas mRNA contra a COVID.
Quando a Dra. Mary Talley Bowden informou Tucker Carlson de que “9 milhões de crianças americanas receberam a última versão das vacinas COVID”, o jornalista não escondeu o choque. Crimes contra a humanidade, em tempo real, na América de Donald Trump.
14 Abr 25
Amostras do asteroide Bennu sugerem que a consciência se formou no universo antes da vida biológica.
Evidências presentes nas amostras do asteroide Bennu, com 4 biliões de anos, revelam formações moleculares que, segundo alguns cientistas, sustentam o funcionamento da consciência e estão presentes no cosmos antes até do surgimento da vida biológica.
10 Abr 25
Aprendizes de feiticeiro anunciam “renascimento” de uma espécie de lobo gigante extinta há 12.500 anos.
Já sabíamos que muitos dos líderes mundiais estavam a ler as obras de George Orwell como manuais de normas. Agora ficámos a saber que há também quem não entenda o Jurassic Park como uma advertência.
4 Abr 25
Crise, qual crise? Esta crise:
As notícias sobre a falência técnica da cosmologia contemporânea não param de rebentar por todo o lado. O Contra destaca alguns dos últimos rebentamentos.