O comércio entre a Federação Russa e a República Popular da China está em plena expansão, muito graças à guerra de sanções do Ocidente contra Moscovo, com a energia russa barata a tornar as fábricas chinesas mais rentáveis e os veículos chineses a substituírem rapidamente os ocidentais no mercado russo.
Os negócios entre os dois países já ultrapassaram os 200 mil milhões de dólares em 2023. Uma multiplicidade de relatórios indicam que os chocolates, as salsichas e outros produtos russos tornaram-se “abundantes” nas lojas chinesas, com os locais turísticos russos a ganharem popularidade entre os influenciadores chineses das redes sociais.
De maior significado é o volume de gás natural russo transferido para a China através do gasoduto Power of Siberia, que aumentou exponencialmente, estando em curso negociações para a construção de um segundo gasoduto a partir de campos de gás que outrora abasteceram a União Europeia.
À medida que os fabricantes chineses colhem os benefícios desta energia barata, a Europa empobrece a olhos vistos, com as empresas e os cidadãos do velho continente a debaterem-se com custos energéticos elevados, exacerbados pela inflacção e por políticas “verdes” destruidoras do tecido industrial. Os chineses estão também a beneficiar do facto de os conglomerados industriais ocidentais se terem afastado do mercado russo. Os fabricantes de automóveis chineses, cuja quota de mercado na Rússia era de apenas 8% em 2021, detêm agora uma quota dominante de 55%.
Impressionante.
As expectativas ocidentais de um colapso económico na Rússia revelaram-se infundadas, com o país a continuar a abastecer-se de projécteis de artilharia, mísseis e outros equipamentos essenciais para os seus objectivos de guerra mais facilmente do que a Ucrânia e a apresentar índices de crescimento económico que fazem a inveja até a nações outrora economicamente saudáveis e hoje em recessão, como a Alemanha.
Todas estas tendências negativas para a economia ocidental, convém sublinhar, são auto-infligidas. Elitistas-globalistas-fascistas-de-esquerda como Olaf Scholz e Pedro Sánchez estão a empobrecer as pessoas e os países que governam intencionalmente. Porque o gado esfomeado é mais fácil de conduzir à ração de insectos e soja e à ambição totalitária. Não há outra razão plausível para fechar centrais nucleares em Espanha, por exemplo. E, com o devido respeito pelos ingénuos, os ignorantes, os optimistas, os “moderados” e os alienados, quem não percebe isto não percebe absolutamente nada do que está a acontecer no Ocidente.
BREAKING:
The new Spanish left-wing government has decided to follow Germany down into the abyss by dismantling all its nuclear power plants.
According to the new coalition government, all 7 nuclear reactors are to be dismantled and replaced by renewable energy.
— Visegrád 24 (@visegrad24) December 28, 2023
Relacionados
27 Nov 24
Inacreditável: Trump nomeia ex-executivo de Soros para chefe do Tesouro norte-americano.
As últimas nomeações para o executivo de Trump traem completamente o mandato populista que o elegeu, e Scott Bessent, um globalista-elitista que angariou dinheiro para os democratas e geriu fundos de investimento de George Soros, é o máximo exemplo dessa traição.
21 Nov 24
Pentágono falha auditoria às suas contas pela sétima vez consecutiva.
A máquina luciferina do Departamento de Defesa americano falha auditorias sobre auditorias e vai continuar a espoletar caos e guerras em todo o mundo, sem prestar contas a ninguém. É imparável e inescrutável e semeia o terror e a morte por onde quiser e custe o que custar.
18 Nov 24
Mais uma revolta de tractores: agricultores ameaçam bloquear as estradas do Reino Unido.
Os agricultores britânicos estão a ameaçar bloquear estradas em todo o Reino Unido em resposta ao novo imposto do governo leninista-globalista de Keir Starmer, que poderá forçar os pequenos proprietários agrícolas a vender as suas terras.
14 Nov 24
Finalmente: Boeing abandona políticas DEI devido a preocupações de qualidade e segurança.
Escândalos públicos e pressões internas relacionadas com a qualidade e a segurança das suas aeronaves levaram a Boeing a dissolver o seu departamento de Diversidade, Equidade e Inclusão. Já não era sem tempo.
30 Out 24
Não é nada má ideia: Empregadores portugueses passam a ser financeiramente responsáveis pelos seus trabalhadores imigrantes.
Uma ajuizada estratégia de responsabilização do capitalismo corporativo: A partir do próximo mês, os empregadores portugueses serão financeiramente responsáveis pelos trabalhadores imigrantes em caso de incumprimento da lei.
22 Out 24
Proprietários alemães de veículos eléctricos estão a voltar aos automóveis de combustão interna.
Nem a propaganda nem os subsídios já convencem o consumidor e uma percentagem cada vez maior de proprietários de veículos eléctricos está a trocar o electrodoméstico por um automóvel como deve ser.