O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan informou que quatro balões espiões chineses foram detectados a sobrevoar a ilha na semana passada. O primeiro foi identificado na segunda-feira, tendo sido detectados mais três a sobrevoar a ilha na terça-feira. Os balões chineses já tinham sido detectados a voar perto de Taiwan, mas esta é a primeira vez que as autoridades admitem que estas sondas sobrevoam directamente a nação insular.
De acordo com o porta-voz do Ministério, o major-general Sun Li-fang, os balões pareciam ser do tipo concebido para recolher dados atmosféricos. Mas:
“Quanto à questão de saber se têm outros objectivos, o governo está a acompanhar de perto e a controlar a situação, a tomar as medidas adequadas e a avaliar as suas trajectórias de voo para análise”.
Um balão semelhante foi detectado a flutuar sobre os EUA no princípio 2022 e acabou por ser abatido, depois de ter atravessado, lenta e tranquilamente, vários estados da federação americana e quando já se encontrava a sobrevoar o Oceano Atlântico. Apesar de Pequim afirmar que se tratava apenas de um balão meteorológico que se tinha desviado da rota, uma análise dos destroços efectuada por agências governamentais norte-americanas concluiu que o balão transportava equipamento especializado utilizado para recolher fotografias e vídeos, bem como outros tipos de dados.
O voar dos balões chineses sobre Taiwan ocorre no momento em que o país se prepara para as eleições presidenciais de 13 de Janeiro, nas quais os dois candidatos da oposição manifestaram o desejo de adoptar uma abordagem mais amigável em relação à China do que o actual partido no poder.
O aparecimento dos balões de espionagem chineses sobre Taiwan ocorre apenas uma semana depois do antigo fuzileiro naval americano Erik Prince ter previsto que a China vai invadir Taiwan durante a Primavera deste ano.
Relacionados
23 Abr 25
Enquanto o debate sobre a sua interdição se intensifica, o AfD é agora o partido mais popular da Alemanha.
O Alternativa para a Alemanha atingiu uma marca histórica e é agora o partido mais popular do país, pela primeira vez, atingindo 26% das preferências do eleitorado. Mais uma razão para que os poderes instituídos o interditem ou já é demasiado grande para ser cancelado?
23 Abr 25
Trump rejeitou plano israelita de ataque ao Irão.
Donald Trump anulou um plano israelita para atacar as instalações nucleares do Irão, dizendo ao primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu que o Estado judeu teria de o realizar sozinho. Por uma vez, os sionistas cederam.
23 Abr 25
Será possível? Novo líder do WEF é ainda mais sinistro que o anterior.
Dificilmente Peter Brabeck-Letmathe encontraria uma organização tão adequada ao seu perfil de vilão globalista e a verdade é que corremos o risco de vir a ter saudades de Klaus Schwab.
22 Abr 25
Péssimas notícias: Organização Mundial de Saúde ratifica tratado global legalmente vinculativo sobre pandemias.
A OMS definiu o texto de um tratado juridicamente vinculativo, supostamente destinado a melhorar a preparação global para futuras pandemias. um "marco significativo na jornada comum" das elites globalistas para um mundo mais fascizado
22 Abr 25
EUA: juiz ameaça administração Trump com desrespeito ao tribunal por não trazer de volta criminosos deportados.
O juiz James Boasberg encontrou “causa provável” para acusar a administração Trump de desrespeito ao tribunal, por ter violado a sua ordem judicial, que exigia o regresso aos Estados Unidos de dois voos de deportação repletos de criminosos.
21 Abr 25
“A guerra da Ucrânia não é a nossa guerra”: administração Trump prepara retirada estratégica das negociações de paz.
A administração Trump está a preparar-se para reconhecer o fracasso do seu envolvimento no conflito Ucrânia-Rússia, declarando que se retirará totalmente das negociações de paz se não houver progressos claros dentro de dias.