O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan informou que quatro balões espiões chineses foram detectados a sobrevoar a ilha na semana passada. O primeiro foi identificado na segunda-feira, tendo sido detectados mais três a sobrevoar a ilha na terça-feira. Os balões chineses já tinham sido detectados a voar perto de Taiwan, mas esta é a primeira vez que as autoridades admitem que estas sondas sobrevoam directamente a nação insular.
De acordo com o porta-voz do Ministério, o major-general Sun Li-fang, os balões pareciam ser do tipo concebido para recolher dados atmosféricos. Mas:
“Quanto à questão de saber se têm outros objectivos, o governo está a acompanhar de perto e a controlar a situação, a tomar as medidas adequadas e a avaliar as suas trajectórias de voo para análise”.
Um balão semelhante foi detectado a flutuar sobre os EUA no princípio 2022 e acabou por ser abatido, depois de ter atravessado, lenta e tranquilamente, vários estados da federação americana e quando já se encontrava a sobrevoar o Oceano Atlântico. Apesar de Pequim afirmar que se tratava apenas de um balão meteorológico que se tinha desviado da rota, uma análise dos destroços efectuada por agências governamentais norte-americanas concluiu que o balão transportava equipamento especializado utilizado para recolher fotografias e vídeos, bem como outros tipos de dados.
O voar dos balões chineses sobre Taiwan ocorre no momento em que o país se prepara para as eleições presidenciais de 13 de Janeiro, nas quais os dois candidatos da oposição manifestaram o desejo de adoptar uma abordagem mais amigável em relação à China do que o actual partido no poder.
O aparecimento dos balões de espionagem chineses sobre Taiwan ocorre apenas uma semana depois do antigo fuzileiro naval americano Erik Prince ter previsto que a China vai invadir Taiwan durante a Primavera deste ano.
Relacionados
13 Dez 24
Trump convida o Canadá a tornar-se o 51º Estado dos EUA. E trata Trudeau por governador.
Justin Trudeau já deve estar bem arrependido de ter ido a Mar-a-Lago para o beijo-mão do Presidente Eleito, porque a partir desse momento Donald Trump tem gozado o prato sempre que pode e só como ele sabe.
13 Dez 24
Novo líder da Síria prometeu tomar Jerusalém depois de Damasco.
Apesar de os terem financiado, os israelitas vão perceber rapidamente que os jihadistas que tomaram o poder na Síria, e que também foram apoiados pela Turquia, são uma ameaça maior do que aquela representada por al-Assad.
12 Dez 24
Exército alemão prepara empresas para a guerra.
As forças armadas alemãs estão a preparar-se para a III Guerra Mundial e a avisar as empresas do país que vão ter que lidar com um conflito militar. Resta saber o que podem fazer as empresas no caso de uma guerra termo-nuclear. Produzir urnas?
11 Dez 24
Seis em cada dez franceses querem que Macron se demita após o colapso do governo.
Uma sondagem divulgada na quinta-feira passada revelou que 59% dos franceses querem que o Presidente Emmanuel Macron se demita do cargo. Mas o homem prefere levar a França à ruína a levantar o rabo da cadeira do poder.
11 Dez 24
“Parem este terrorista!” Governo dos EUA ofereceu em 2017 dez milhões de dólares pela captura do novo líder da Síria.
O novo líder da Síria, Abu Mohammad al-Julani, e a sua organização terrorista, já foram inimigos terríveis do Ocidente. Agora são bons amigos, financiados por americanos, turcos e britânicos. Tudo permite, a russofobia.
10 Dez 24
De mal a pior: Trump escolhe para director da NASA um democrata woke.
Trump escolheu para a direcção da agência espacial norte-americana um liberal woke, fanático da diversidade e generoso em doações ao Partido Democrata. Musk deve ter metido a cunha, para ter um amigo como o seu principal cliente. Mas a nomeação é aberrante.