Um polícia britânico reformado pode ser condenado a seis meses de prisão depois de ter deixado uma piada num grupo privado do WhatsApp que continha uma “implicação” alegadamente ofensiva, expandindo drasticamente os limites das leis sobre discurso de ódio no Reino Unido.
Michael Chadwell, que se aposentou da polícia metropolitana em 2015, escreveu um comentário por baixo de um post privado no WhatsApp que mostrava papagaios multicoloridos ao lado de crianças de diferentes origens étnicas. A legenda questionava:
“Porque é que apreciamos a variedade de cores em todas as espécies, excepto na nossa?”
Chadwell respondeu:
“Porque nunca tive uma bicicleta roubada do meu jardim por um papagaio”.
O presidente do tribunal que presidiu ao processo, o juiz Tan Ikram, não encontrou humor no comentário, afirmando que a piada implicava que “os negros roubam”. Também não aceitou a alegação de Chadwell de que o comentário era uma piada inofensiva, dentro do género popularizado pelos Monty Python.
Acontece que os Monty Python, se estivessem ainda em actividade nos dias de hoje, seriam com certeza cancelados pela turba woke e condenados pelas leis britânicas sobre o “discurso de ódio”, e como resultado, Ikram acusou Chadwell de escrever uma mensagem “grosseiramente ofensiva” online, o que, apesar da norma ser subjectiva e de âmbito alargado, é uma ofensa no Reino Unido ao abrigo da Lei das Comunicações de 2003.
O juiz Tan Ikram declarou em conclusão:
“Ele pensou que era engraçado, mas era grosseiramente ofensivo, e estava ciente disso na altura”.
O juíz é de etnia indiana. A sentença de Chadwell deverá ser proferida ainda este mês.
Relacionados
3 Dez 24
Sem noção da ironia: Joe Biden perdoa Hunter Biden. Justifica-se com o argumento da perseguição política.
Joe Biden concedeu ao seu filho Hunter um “perdão total e incondicional” no domingo, justificando a sua decisão, sem aparente consciência da ironia, com o argumento de que os processos contra o acusado constituíam uma forma de perseguição política.
2 Dez 24
Bem jogado: Trump nomeia Kash Patel como Director do FBI.
Donald Trump nomeou Kash Patel como Director do FBI. No contexto algo sombrio das últimas nomeações do Presidente Eleito, a escolha de um conservador da ala populista é uma excelente notícia.
2 Dez 24
Áustria: Polícia de Viena proibe manifestação massiva de apoio ao “Chanceler do Povo” Herbert Kickl.
A polícia proibiu uma grande manifestação planeada para sábado passado, em Viena, para apoiar o líder do FPÖ, Herbert Kickl, que foi excluído das negociações governamentais em curso apesar de ter obtido a maioria dos votos nas últimas eleições.
29 Nov 24
Alemanha: Proibição do AfD pode ocorrer antes das eleições. Ou demorar anos.
Um dos principais defensores da interdição do AfD, o político da CDU Marco Wanderwitz, está a insistir num processo rápido que exclua o partido populista das eleições legislativas. Mas a o procedimento, que também depende do tribunal constitucional, pode demorar anos.
29 Nov 24
Distopia do Reino Unido: Polícia prende judeu por chamar ‘colaborador’ a outro judeu nas redes sociais.
A gestapo de Keir Starmer deteve um judeu por chamar “kapo” (colaborador) a um rabi nas redes sociais, num último exemplo da guerra aberta à liberdade de expressão no Reino Unido.
28 Nov 24
Regime Biden está a ajudar a China a comprar terrenos perto de bases militares americanas.
Por que raio de esquizofrénica razão é que senadores democratas e burocratas do governo federal procuram facilitar a compra de terras em território americano, nas imediações de bases militares, pelo seu principal adversário geo-estratégico?