Um filme apocalítico da Netflix, produzido por Barack e Michelle Obama, inclui uma cena em que uma das personagens alerta para o perigo representado pelas “pessoas brancas”.

Entre estas “pessoas brancas” deves estar centenas de milhões de eleitores que cometeram a barbaridade de eleger Obama, duas vezes, para seu presidente.

Leave the World Behind é protagonizado por Ethan Hawke e Julia Roberts e é um thriller apocalíptico sobre uma família que tira uns dias de férias luxuosas em Long Island só para ser apanhada num apagão de nível continental.

Na cena, duas personagens negras estão deitadas na cama, enquanto a mulher afirma:

“Peço-te que te lembres que, se o mundo se desmoronar, a confiança não deve ser dada facilmente a ninguém, especialmente aos brancos – até a mãe concordaria comigo nisso”.

 

 

Como produtor executivo, Barack Obama deu um grande contributo para a construção das personagens e “os acontecimentos que se desenrolaram no ecrã”, segundo a Esquire.

Sam Esmail, o realizador do filme, corroborou a aprovação do guião por parte do ex-presidente:

“Obama achou que o guião estava bastante próximo da forma como uma crise se desenrolaria no mundo real”,

Alguns podem questionar a narrativa, tendo em conta o que normalmente acontece após catástrofes reais, como o furacão Katrina, que provocou pilhagens em massa, mas em que a percentagem de brancos envolvidos em crimes foi muito baixa.

E o que não se diria de um filme em que dois personagens brancos comentassem que numa situação de fim dos tempos todos temos que ter especial cuidado com as pessoas negras…

Depois os racistas somos nós. É espantoso.

O filme também tenta lançar umas farpas a Elon Musk, ao incluir uma cena em que os personagens principais são atacados por uma frota de Teslas sem condutor, que aceleram por uma estrada abandonada para chocar estupidamente uns contra os outros.

Musk deu-se ao trabalho de comentar a sequência, afirmando:

“Os Teslas podem carregar-se a partir de painéis solares, mesmo que o mundo se transforme num Mad Max total e deixe de haver gasolina!”

 

 

De qualquer forma, e independentemente da canalhice dos Obama, que não surge por acaso, desejamos boa sorte aos donos de Teslas que não têm painéis solares e que, em caso de apocalipse, os queiram carregar no quintal de energias renováveis do vizinho.