Um alto funcionário da UE exigiu a censura da “desinformação” no X (antigo Twitter), alertando que o bloco tomaria medidas contra o proprietário do site, Elon Musk, se ele permitisse a circulação de “conteúdo terrorista” na sua plataforma.
Numa “carta urgente” dirigida a Musk na terça-feira, o Comissário para a Propaganda da UE, Thierry Breton, recordou as “obrigações muito precisas” estabelecidas nas leis de regulamentação da Internet da União, exigindo uma aplicação mais rigorosa por parte do X e alegando que houve um dilúvio de informações falsas relacionadas com os combates em curso entre Israel e o Hamas.
“Após os ataques terroristas do Hamas contra Israel, temos indicações de que a sua plataforma está a ser usada para disseminar conteúdos ilegais e desinformação na UE”.
Por “desinformação”, como sempre, entenda-se todos os bits que não correspondem à narrativa de Bruxelas sobre os acontecimentos na Faixa de Gaza. A carta acrescenta que quando o X recebe “notificações de conteúdos ilegais”, deve “ser atempado, diligente e objectivo na tomada de medidas e remoção do conteúdos relevantes.”
Embora Breton não tenha oferecido exemplos de “conteúdo violento e terrorista” circulando na plataforma, isso não o impediu de afirmar que
“os media públicos e as organizações da sociedade civil relataram numerosos casos de imagens falsas e manipuladas, incluindo fotos reaproveitadas de conflitos não relacionados e filmagens que realmente são originárias de jogos vídeo”.
O responsável disse esperar uma “resposta rápida, precisa e completa” da equipa de Musk dentro de 24 horas, e alertou que “penalidades podem ser impostas” se as autoridades da UE descobrirem que o X não está a cumprir o principal regulamento da Internet do bloco, a estalinista Lei dos Serviços Digitais (DSA).
🇪🇺 EU Propaganda commissioner Thierry Breton warns Elon Musk in a letter that his platform X is spreading “illegal content and disinformation”
Elon Musk responded:
“Please list the violations you allude to on 𝕏, so that that the public can see them.” pic.twitter.com/A5B124uFN0
— yalnız kurt (@MApodogan) October 11, 2023
Mais tarde, Musk reagiu ironica e assertivamente à carta, num post nas redes sociais, pedindo a Breton que
“listasse as violações no X às quais alude, para que o público possa vê-las. A nossa política é a de código aberto e transparência, uma abordagem que sei que a UE apoia”.
Breton recusou-se a citar quaisquer casos específicos de desinformação, afirmando em vez disso que Musk
“está bem ciente dos relatórios dos seus utilizadores – e das autoridades – sobre conteúdo falso e glorificação da violência”.
De acordo com a DSA, websites e motores de busca podem ser multados em até 6% do seu volume de negócios global se violarem as regras. Embora a lei só seja totalmente aplicada no início de 2024, espera-se que os sites designados como “grandes plataformas online” – aqueles com mais de 45 milhões de utilizadores mensais, como o X – cumpram os requisitos a partir de Agosto.
O cerco à liberdade de expressão que tem sido implementado por Bruxelas foi reforçado este ano através do distópico e infame “Freedom Information Act“, que traduz precisamente o contrário da sua nomenclatura.
Viktor Orbán. Talvez o único líder político europeu capaz de denunciar a agenda orwelliana da UE (guerra é paz, tirania é liberdade e etc.). Bravo. https://t.co/w0BYvI76uW
— ContraCultura (@Conta_do_Contra) October 15, 2023
Relacionados
11 Nov 25
Veterano do ‘Dia D’ diz que a Grã-Bretanha de hoje é menos livre do que na sua juventude e que não justifica o sacrifício da II Guerra Mundial.
Um veterano britânico da Segunda Guerra Mundial, de 100 anos, lamentou num programa de televisão da ITV que o estado actual do Reino Unido não seja aquele pelo qual ele e os seus camaradas lutaram e pereceram na Segunda Guerra Mundial.
10 Nov 25
Transhumanistas de Silicon Valley: tão alienados que dão pena.
Com o suposto objectivo de promover as capacidades alegadamente maravilhosas do seu sistema de IA, o CEO da HyperWrite publicou um post no X que mostrava cenas de um jogo vídeo miseravelmente mau, criado por esse algoritmo. A reacção dos utilizadores foi eloquente. E hilariante.
7 Nov 25
Candace Owens ou um mundo inteiro a acordar do sono profundo.
Antisemita, nazi, louca, alienada, mentirosa, gananciosa, traidora, sicofanta. Censurada, banida, neutralizada, despedida, vilipendiada, difamada, processada, perseguida. Mas... Tem agora o podcast mais popular do mundo.
6 Nov 25
Ricky Gervais tenta vender vodka no metro de Londres.
A Gestapo de Sadiq Khan não deixa.
O bom do Ricky Gervais é agora co-proprietário de uma marca de vodka inglesa, a Dutch Barn. E a propósito disso, desenvolveu uma campanha genial de cartazes no metropolitano de Londres. Excessivamente criativa para ser aprovada pelo leninista-islamista Sadiq Khan.
22 Out 25
Alex Jones & Tucker Carlson: entre o delírio e o diagnóstico.
Uma conversa entre Alex Jones e Tucker Carlson é sempre mais do que entretenimento: é um espelho do tempo. Ambos dominam a arte da provocação e do medo, e é precisamente por isso que vale a pena escutá-los com atenção redobrada. Uma crónica de Silvana Lagoas.
21 Out 25
O embuste woke da Plenitude.
O que a energética espanhola está a vender nos comerciais que difunde em Portugal não tem nada a ver com o serviço que presta. É apenas ideologia, normalização da excepção, anúncio de falsas virtudes. O embuste devia merecer a rejeição dos consumidores.





