Uma esmagadora maioria dos americanos, 77%, considera que o Presidente Joe Biden, de 80 anos, é demasiado velho para governar eficazmente, de acordo com uma sondagem realizada na segunda-feira.
A idade do presidente é uma das principais preocupações não só para 89% dos republicanos, mas também para 69% dos democratas, no contexto da candidatura de Biden à reeleição em 2024, indica a sondagem da Associated Press/NORC.
Sendo Biden o presidente mais velho da história dos EUA, os republicanos e os independentes estão significativamente menos preocupados com a idade do antigo presidente Donald Trump, apesar de este ser apenas três anos mais novo.
De acordo com a sondagem, 85% dos que estão preocupados com a idade do presidente afirmam que não querem que ele se candidate à presidência em 2024.
“Americans asked to describe the Democrat in the White House and the Republican best positioned to face him in next year’s election say Biden is ‘old’ and ‘confused’ and say Trump is ‘corrupt’ and ‘dishonest.”
@APNORC https://t.co/WDlM6sMboX
— annmarie hordern (@annmarie) August 28, 2023
Não deixa de ser curioso, porém, que os americanos se preocupem tanto com a idade de Biden como com a “corrupção” de Trump, quando o actual presidente e a sua família acumulam indícios de esquemas ilícitos e tráfico de influêcias que lhes renderam centenas de milhões de dólares.
Embora a opinião de que Biden é demasiado velho para um segundo mandato seja partilhada por todos os grupos etários, é mais preocupante entre os democratas mais jovens do que entre os que têm mais de 45 anos, de acordo com a sondagem. Apesar disso, a maioria dos jovens democratas diz que provavelmente votaria em Biden se ele fosse o candidato em 2024.
As preocupações com a idade de Biden foram amplamente divulgadas ao longo do seu mandato e aumentaram desde que anunciou a sua candidatura à reeleição no final de Abril. Alguns democratas manifestaram a sua frustração com a candidatura, devido à sua idade e aos baixos índices de aprovação, e estão à procura de uma alternativa para o partido em 2024.
A média do RealClearPolitics para as primárias nacionais democratas de 2024, baseada em sondagens realizadas entre 2 e 26 de agosto, indica que Biden lidera com 65,8%, seguido de Robert F. Kennedy Jr. com 12,8% e de Marianne Williamson com 6,2%.
De acordo com a sondagem, a maioria dos americanos também acredita que deveria haver limites de idade para cargos governamentais de alto nível, como a presidência, o Supremo Tribunal e o Congresso.
A sondagem AP/NORC inquiriu 1.165 adultos em todo o país, entre 10 e 14 de agosto, com uma margem de erro de mais ou menos 3,8 pontos.
Relacionados
14 Nov 25
E-mails divulgados pelos democratas do Congresso implicam Trump nas actividades de Epstein: “Vítima passou horas em minha casa com ele”
E-mails recentemente divulgados de Jeffrey Epstein sugerem que o ex-presidente Donald Trump pode ter estado mais envolvido no círculo próximo do infame pedófilo do que alguma vez admitiu publicamente.
13 Nov 25
Trump considera isentar a Hungria das sanções energéticas russas.
Viktor Orbán foi a Washington tentar explicar a Donald Trump que a Hungria não tem opções de importação de energia para além da Rússia. A ver vamos se o presidente americano mostra algum bom senso para com um dos seus mais leais aliados políticos na Europa.
12 Nov 25
Polícia do Capitólio colocou explosivos perto das sedes Democrata e Republicana em Washington, na véspera do 6 de Janeiro. Meses depois, foi trabalhar para a CIA.
Numa das mais escandalosas operações de falsa bandeira de que há memória nos EUA, o suspeito da tentativa de atentado bombista na véspera de 6 de Janeiro de 2021, que o FBI nunca quis identificar, é Shauni Kerkhoff, uma polícia do Capitólio que depois foi trabalhar para a CIA.
12 Nov 25
Documento da Open Society Foundations, de George Soros, sugere que “o eleitorado ceda parte da sua soberania à elite política”.
Um documento financiado por Soros, da autoria de Sonja Licht, sugere que a melhor forma de resolver a desconfiança pública na democracia liberal é através de uma “elite responsável e corajosa” que anule a soberania popular expressa pelo voto.
11 Nov 25
Democratas cedem e Senado avança com acordo para terminar paralisação do governo federal americano.
Como era previsível, os democratas não suportaram a pressão de manter a máquina federal norte-americana paralisada durante muito tempo e o Senado votou na segunda-feira um acordo bipartidário que vai manter o financiamento da administração pública até 30 de Janeiro de 2026.
10 Nov 25
Distopia do Reino Unido: vítimas abandonam Inquérito sobre gangues de violadores muçulmanos por “pressão política”.
O inquérito do governo britânico sobre os gangues de violadores paquistaneses mergulhou na desordem, com quatro sobreviventes de abusos sexuais a demitirem-se do seu painel de ligação entre vítimas e procuradores, alegando "pressão política" e um "ambiente tóxico".






