Uma esmagadora maioria dos americanos, 77%, considera que o Presidente Joe Biden, de 80 anos, é demasiado velho para governar eficazmente, de acordo com uma sondagem realizada na segunda-feira.
A idade do presidente é uma das principais preocupações não só para 89% dos republicanos, mas também para 69% dos democratas, no contexto da candidatura de Biden à reeleição em 2024, indica a sondagem da Associated Press/NORC.
Sendo Biden o presidente mais velho da história dos EUA, os republicanos e os independentes estão significativamente menos preocupados com a idade do antigo presidente Donald Trump, apesar de este ser apenas três anos mais novo.
De acordo com a sondagem, 85% dos que estão preocupados com a idade do presidente afirmam que não querem que ele se candidate à presidência em 2024.
“Americans asked to describe the Democrat in the White House and the Republican best positioned to face him in next year’s election say Biden is ‘old’ and ‘confused’ and say Trump is ‘corrupt’ and ‘dishonest.”
@APNORC https://t.co/WDlM6sMboX
— annmarie hordern (@annmarie) August 28, 2023
Não deixa de ser curioso, porém, que os americanos se preocupem tanto com a idade de Biden como com a “corrupção” de Trump, quando o actual presidente e a sua família acumulam indícios de esquemas ilícitos e tráfico de influêcias que lhes renderam centenas de milhões de dólares.
Embora a opinião de que Biden é demasiado velho para um segundo mandato seja partilhada por todos os grupos etários, é mais preocupante entre os democratas mais jovens do que entre os que têm mais de 45 anos, de acordo com a sondagem. Apesar disso, a maioria dos jovens democratas diz que provavelmente votaria em Biden se ele fosse o candidato em 2024.
As preocupações com a idade de Biden foram amplamente divulgadas ao longo do seu mandato e aumentaram desde que anunciou a sua candidatura à reeleição no final de Abril. Alguns democratas manifestaram a sua frustração com a candidatura, devido à sua idade e aos baixos índices de aprovação, e estão à procura de uma alternativa para o partido em 2024.
A média do RealClearPolitics para as primárias nacionais democratas de 2024, baseada em sondagens realizadas entre 2 e 26 de agosto, indica que Biden lidera com 65,8%, seguido de Robert F. Kennedy Jr. com 12,8% e de Marianne Williamson com 6,2%.
De acordo com a sondagem, a maioria dos americanos também acredita que deveria haver limites de idade para cargos governamentais de alto nível, como a presidência, o Supremo Tribunal e o Congresso.
A sondagem AP/NORC inquiriu 1.165 adultos em todo o país, entre 10 e 14 de agosto, com uma margem de erro de mais ou menos 3,8 pontos.
Relacionados
23 Abr 25
Enquanto o debate sobre a sua interdição se intensifica, o AfD é agora o partido mais popular da Alemanha.
O Alternativa para a Alemanha atingiu uma marca histórica e é agora o partido mais popular do país, pela primeira vez, atingindo 26% das preferências do eleitorado. Mais uma razão para que os poderes instituídos o interditem ou já é demasiado grande para ser cancelado?
23 Abr 25
Será possível? Novo líder do WEF é ainda mais sinistro que o anterior.
Dificilmente Peter Brabeck-Letmathe encontraria uma organização tão adequada ao seu perfil de vilão globalista e a verdade é que corremos o risco de vir a ter saudades de Klaus Schwab.
22 Abr 25
Péssimas notícias: Organização Mundial de Saúde ratifica tratado global legalmente vinculativo sobre pandemias.
A OMS definiu o texto de um tratado juridicamente vinculativo, supostamente destinado a melhorar a preparação global para futuras pandemias. um "marco significativo na jornada comum" das elites globalistas para um mundo mais fascizado
22 Abr 25
EUA: juiz ameaça administração Trump com desrespeito ao tribunal por não trazer de volta criminosos deportados.
O juiz James Boasberg encontrou “causa provável” para acusar a administração Trump de desrespeito ao tribunal, por ter violado a sua ordem judicial, que exigia o regresso aos Estados Unidos de dois voos de deportação repletos de criminosos.
21 Abr 25
“A guerra da Ucrânia não é a nossa guerra”: administração Trump prepara retirada estratégica das negociações de paz.
A administração Trump está a preparar-se para reconhecer o fracasso do seu envolvimento no conflito Ucrânia-Rússia, declarando que se retirará totalmente das negociações de paz se não houver progressos claros dentro de dias.
18 Abr 25
Uma conspiração de estúpidos: DOGE reduz o seu objectivo de poupança em 92%.
Elon Musk moderou substancialmente os seus ambiciosos objectivos de redução de despesas no governo federal, apresentando estimativas 180% e 95% inferiores ao que tinha prometido em 2024 e em Fevereiro de 2025, respectivamente.