Uma esmagadora maioria dos americanos, 77%, considera que o Presidente Joe Biden, de 80 anos, é demasiado velho para governar eficazmente, de acordo com uma sondagem realizada na segunda-feira.
A idade do presidente é uma das principais preocupações não só para 89% dos republicanos, mas também para 69% dos democratas, no contexto da candidatura de Biden à reeleição em 2024, indica a sondagem da Associated Press/NORC.
Sendo Biden o presidente mais velho da história dos EUA, os republicanos e os independentes estão significativamente menos preocupados com a idade do antigo presidente Donald Trump, apesar de este ser apenas três anos mais novo.
De acordo com a sondagem, 85% dos que estão preocupados com a idade do presidente afirmam que não querem que ele se candidate à presidência em 2024.
“Americans asked to describe the Democrat in the White House and the Republican best positioned to face him in next year’s election say Biden is ‘old’ and ‘confused’ and say Trump is ‘corrupt’ and ‘dishonest.”
@APNORC https://t.co/WDlM6sMboX
— annmarie hordern (@annmarie) August 28, 2023
Não deixa de ser curioso, porém, que os americanos se preocupem tanto com a idade de Biden como com a “corrupção” de Trump, quando o actual presidente e a sua família acumulam indícios de esquemas ilícitos e tráfico de influêcias que lhes renderam centenas de milhões de dólares.
Embora a opinião de que Biden é demasiado velho para um segundo mandato seja partilhada por todos os grupos etários, é mais preocupante entre os democratas mais jovens do que entre os que têm mais de 45 anos, de acordo com a sondagem. Apesar disso, a maioria dos jovens democratas diz que provavelmente votaria em Biden se ele fosse o candidato em 2024.
As preocupações com a idade de Biden foram amplamente divulgadas ao longo do seu mandato e aumentaram desde que anunciou a sua candidatura à reeleição no final de Abril. Alguns democratas manifestaram a sua frustração com a candidatura, devido à sua idade e aos baixos índices de aprovação, e estão à procura de uma alternativa para o partido em 2024.
A média do RealClearPolitics para as primárias nacionais democratas de 2024, baseada em sondagens realizadas entre 2 e 26 de agosto, indica que Biden lidera com 65,8%, seguido de Robert F. Kennedy Jr. com 12,8% e de Marianne Williamson com 6,2%.
De acordo com a sondagem, a maioria dos americanos também acredita que deveria haver limites de idade para cargos governamentais de alto nível, como a presidência, o Supremo Tribunal e o Congresso.
A sondagem AP/NORC inquiriu 1.165 adultos em todo o país, entre 10 e 14 de agosto, com uma margem de erro de mais ou menos 3,8 pontos.
Relacionados
17 Jan 25
Sondagem mundial: maioria considera que Trump é bom para o mundo e para a paz mundial.
Uma grande sondagem global envolvendo 28.000 pessoas em 24 países revelou que a maioria acredita que a presidência de Donald J. Trump será boa para a América, o mundo e a paz.
17 Jan 25
Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que garante a libertação dos reféns.
O Presidente eleito Donald J. Trump anunciou que Israel e o Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo, garantindo o regresso dos reféns israelitas após mais de um ano de conflito na sequência dos ataques de 7 de Outubro.
17 Jan 25
Quase 50% dos burocratas do governo federal dizem que vão “resistir” à administração Trump.
Quase metade dos burocratas de carreira do governo federal norte-americano dizem que tencionam resistir às directivas da nova administração do Presidente eleito Donald J. Trump. Para 'salvar a democracia'.
16 Jan 25
Sondagem: Reformistas de Nigel Farage estão a um ponto apenas dos trabalhistas de Keir Starmer.
Uma sondagem do YouGov revela que os trabalhistas perderam 54% do seu eleitorado desde que subiram ao poder. O Reform UK de Nigel Farage está agora a apenas um ponto percentual de ser o partido mais popular no Reino Unido.
16 Jan 25
Tribunal impede Biden de permitir homens biológicos em desportos femininos.
Naquele que foi provavelmente o golpe de graça desta guerra cultural, um juiz federal bloqueou a tentativa de Joe Biden de redefinir o Título IX para permitir a entrada de rapazes nos balneários e nas equipas desportivas das raparigas.
16 Jan 25
Papa Francisco nomeia Cardeal woke, globalista e anti-Trump como novo Arcebispo de Washington D.C.
Só mesmo o anti-papa Francisco poderia achar que é uma boa ideia enviar para Washington um cardeal woke, globalista, profeta do apocalipse climático e histriónico crítico de Donald Trump. A relação entre os EUA e o Vaticano vai por certo melhorar imenso.