Uma investigação exclusiva do Daily Mail poderá fazê-lo reconsiderar o seu próximo pedido de frango frito nas cadeias de fast-food americanas.

A investigação revela que estes restaurantes infiltram o seu frango com água, aditivos, conservantes e outras proteínas para manter os custos baixos. Alguns destes produtos do menu são descritos como “premium” ou “só de carne branca”, mas, longe disso, incluem ingredientes como algas marinhas e até polpa de madeira.

O relatório refere que existem mais de 120 ingredientes escondidos nos hambúrgueres de frango ou nos nuggets dos restaurantes de fast-food. Esses ingredientes estão listados abaixo, por cada franchise:

 

McDonald’s

O popular e duradouro Chicken McNuggets da McDonald’s tem sido o centro de controvérsia no passado – depois de um vídeo agora desmentido ter surgido em 2010, em que se dizia que os nuggets eram feitos com “lodo cor-de-rosa” numa fábrica.

A marca trabalhou arduamente para dissipar este mito, mas este alimento ainda não é feito de carne de frango a 100 por cento.

Os nuggets contêm frango branco desossado, mas também estão cheios de vários tipos de farinhas, aromas, especiarias, ácidos, extracto de levedura, dextrose e sólidos de sumo de limão.

 

Wendy’s

No hambúrguer da sandes clássica de frango da Wendy’s, apenas 56% da carne é peito de frango.

Os restantes 44% são uma mistura de água, farinha de trigo, amido, ácidos, especiarias e aromas em pó. Inclui também óleo de soja totalmente refinado, agente levedante e ingredientes mais invulgares, como frango desidratado em pó e aromatizante de fumo.

O hambúrguer, o pão e a maionese incluem mais de cinco alergénios, pelo que vale a pena verificar a receita antes de comer, caso tenha alguma alergia.

 

Carl’s Jr.

Os nuggets do Carl’s Jr. distinguem-se das outras ofertas do mercado pela sua forma de estrela característica.

Também incluem alguns ingredientes mais invulgares – nomeadamente “sabor a frango”.

Estds nuggets incluem sabor a carne de vaca, que contém três tipos diferentes de proteínas (soja hidrolisada, trigo e milho) e gordura de vaca.

Quanto à sanduíche de frango picante, contém “produto isolado de aveia” na sua massa e celulose micro-cristalina no seu pão – que contém uma pasta de madeira refinada.

 

Metro

A cadeia de supermercados foi alvo de críticas no passado, com alegações de que alguns dos seus produtos de frango eram feitos de ingredientes que não eram frango. A Subway respondeu às alegações, afirmando que o seu

“O frango assado no forno e as tiras de frango são feitos com 100% de frango de carne branca”.

No entanto, os seus produtos não são certamente fabricados apenas com frango. O frango assado no forno também contém aromatizantes, fécula de batata e carragenina.

Trata-se de um composto químico que é seguro para comer, mas que é feito a partir de partes de várias algas vermelhas. É utilizado para engrossar os alimentos e não tem qualquer valor nutricional.

 

Jack in the Box

O Jack in the Box tem várias ofertas à base de aves no seu menu, incluindo os pedaços de frango e os nuggets.

Estes produtos contêm frequentemente trigo e leite, pelo que as pessoas com alergénios devem verificar a lista de ingredientes.

A carne do frango com pipocas também contém “produto isolado de aveia”, água e amido de batata.

 

Whataburger

Uma proporção significativa das tiras de frango do estilo sulista desta cadeia não é carne de frango pura, com até 12% contendo ingredientes como água, fosfato de sódio e proteína de soja isolada.

A proteína de soja isolada, que é derivada dos grãos de soja, é um ingrediente comum nos alimentos processados, como forma aumentar o seu volume.

Este último ingrediente é um elemento comum nos alimentos transformados. Uma proteína derivada dos grãos de soja, a proteína de soja isolada é uma forma económica de aumentar o volume dos alimentos.

Mas as pessoas com alergias à soja devem manter-se afastadas de tudo o que contenha proteína de soja.

 

Burger King

Os nuggets de frango do Burger King também contêm uma série de aromas e de outras carnes.

Incluem extracto de levedura autolisada, uma substância derivada da levedura, e outros intensificadores de sabor, incluindo guanilato dissódico, uma forma de sal que também se encontra sob o nome E627.

Não são adequados para quem não pode comer ovos, leite, trigo, glúten ou aipo.

 

Domino’s

Mesmo na pizza do gigante da fast-food, há menus extra com aves.

O seu frango grelhado contém dezenas de ingredientes, incluindo amido de milho modificado, amido alimentar modificado e óleo de manteiga lipolizado.

O amido modificado é normalmente utilizado como agente espessante, estabilizador ou emulsionante, para que os alimentos durem mais tempo.

 

Dairy Queen

As tiras de frango da Dairy Queen contêm uma percentagem substancial de ingredientes que não carne pura. As tiras de frango contêm até 18% de uma solução de água, proteína de soja hidrolisada, sal e fosfatos de sódio.

O fosfato de sódio é utilizado para melhorar a textura do frango e ajudar a mantê-lo fresco durante mais tempo.

Um representante da Dairy Queen afirmou:

“As nossas tiras de frango são 100% carne branca de frango temperada. Cada tira de frango é um lombo único que é marinado e panado para obter o máximo sabor. Embora forneçamos as nossas listas de ingredientes ao público em DairyQueen.com, abstemo-nos de fornecer a receita exacta ou a percentagem de ingredientes por razões de concorrência”.

 

Arby’s

O filete de frango Buttermilk contém um ingrediente surpreendente para ajudar a realçar o seu sabor – concentrado de proteínas.

Consumida habitualmente por atletas e culturistas, a proteína de soro de leite é frequentemente adicionada a outros alimentos para lhes dar textura e sabor, e para os ajudar a durar mais tempo na prateleira.

 

Deve ser por isso que…