A Internet na Itália já foi restaurada depois de uma interrupção nacional que durou mais de cinco horas; com relatórios de um ataque global do tipo ransomware.

Os dados da rede NetBlocks mostraram uma perturbação generalizada do serviço de Internet em toda o país, no domingo.

 

 

Tem sido noticiado que o blackout de telecomunicações pode ter origem no operador líder, a Telecom Italia. Um porta-voz da empresa declarou:

“Foi detectado um problema de interligação internacional com impacto no serviço a nível nacional. Estão em curso análises para resolver o problema.”

A agência italiana ANSA News informou porém que não há sinais de que os hackers tenham sido responsáveis pela interrupção generalizada do serviço.

A Reuters confirmou que o corte foi devido a “um problema de conexão internacional”.

Os dados de rede em tempo real da NetBlocks mostram que a conectividade nacional mergulhou de cerca de 100% a 26%.

 

 

Numa notícia aparentemente não relacionada, a Reuters publicou que a Agência Nacional de Segurança Cibernética de Itália já tinha advertido sobre um ataque ransomware a servidores em todo o mundo.

O ataque de hacking procurou explorar uma vulnerabilidade de software, disse à Reuters o director-geral do ACN, Roberto Baldoni, acrescentando que se tratava de uma operação em grande escala.

A agência noticiosa italiana ANSA, citando o Grupo ACN, informou que os servidores tinham sido comprometidos noutros países europeus, como a França e a Finlândia, bem como nos Estados Unidos e no Canadá.

A Agência de Segurança Cibernética e Infra-estrutura dos EUA (CISA) estava aparentemente ciente do ataque, em tempo real.

“A CISA está a trabalhar com os nossos parceiros dos sectores público e privado para avaliar os impactos destes incidentes e prestar assistência onde for necessário”.

A Reuters salientou que o ataque cibernético e a interrupção da Internet em Itália não estão relacionados, mas na web especula-se bastante sobre as origens destes incidentes, já que em Janeiro, no decorrer da Cimeira do World Economic Forum, o próprio Klaus Schwab profetizou um colapso da rege global.

 

 

Neste contexto, as teorias da conspiração rebentaram imediatamente, como cogumelos numa floresta húmida. A ideia de que um colapaso da World Wide Web pode funcionar como um novo cavalo de tróia para o Great Reset não é de todo disparatada, considerando o que aconteceu durante a pandemia e as fragilidades infra-estruturais do sistema digital que arquitecta a civilização como a conhecemos no século XXI.

 

 

E se levarmos em conta que as teorias da conspiração de hoje à tarde são os factos de amanhã de manhã, a apreensão é, no mínimo, legítima.