A Ciência a sério era assim: partíamos das observações para as teorias (como Newton fez quando levou com a maçã na cabeça).
A Ciência do século XX, mais ou menos séria, era assim: partíamos da teoria para a vermos confirmada na realidade (como Einstein fez com a Teoria da Relatividade, que implicava um desvio gravítico da luz, que foi demonstrado uns anos, poucos, mais tarde).
A Ciência do século XXI é uma coisa completamente diferente: partimos de teorias delirantes, fazemos chorudas carreiras à custa dessas delirantes teorias, e quando a realidade observável não as confirma (pudera!), insistimos que a realidade observável esconde a confirmação dessas teorias, ou, pura e simplesmente, que é a realidade que está errada e não os mais erráticos palpites.
Este retrato é exagerado? O redactor é um cínico malicioso? Não.
Este headline e o respectivo lead da Quanta é por si só revelador da desavergonhada casa de passe que é hoje o modelo standard da Física Quântica e o artigo diz tudo o que é preciso dizer para afirmar o céptico ponto de vista do ContraCultura. Se a teoria sobre a densidade de neutrinos no cosmos não conforma com as mensurações, é porque há um exército de neutrinos fantasmáticos, de certeza. Não será de todo porque a teoria é fantasista e não compagina minimamente com a realidade. Não. Isso ia trazer problemas graves para a contabilidade doméstica dos teóricos. Não pode ser. Há hipotecas bilionárias para pagar, Aston Martins para manter e filhos para levar à onerosa Universidade dos Mesmos Equívocos.
Além disso, é extremamente rentável (para os cientistas, não para os contribuintes) a hipótese, sempre sem resolução técnica, de que existe uma infinidade de partículas e subpartículas que não conhecemos. Se não as conhecemos, é porque não estamos a gastar dinheiro suficiente em faraónicos projectos de aceleração da matéria, cujo resultado será invariavelmente o mesmo de sempre (o de que vamos a seguir precisar de gastar mais dinheiro noutros projectos faraónicos).
Portanto, se a realidade não demonstra a teoria, é a realidade que está errada. E o facto da realidade estar errada é um próspero negócio. Bem vindos à epistemologia da Ciência no século XXI.
Se calhar, é mais gratificante (e fica muito mais barato) ir à igreja aos domingos.
Relacionados
7 Jan 25
BBC anunciou em 2007 que o Ártico não teria gelo no Verão de 2013. No Verão de 2024, a área gelada aumentou 26% em relação a 2012.
Em Junho de 2007 a BBC News anunciou em tom adequadamente dogmático que no verão de 2013 já não haveria gelo no Ártico. Acontece que no Verão de 2024 a extensão gelada é até bem maior do que aquela registada em 2012. Sigam a ciência!
3 Jan 25
Afinal a ‘energia negra’ pode ser apenas uma ilusão.
Um dos conceitos centrais e mais enigmáticos da cosmologia - A 'Energia Negra' - poderá na verdade não passar de uma ilusão, de acordo com investigadores que propõem uma outra tese para explicar a expansão do universo.
27 Dez 24
Apanhado: Quadro de topo dos NIH admite que Fauci terá financiado o laboratório de Wuhan e questiona a eficácia da vacina.
Raja Cholan, um cientista dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos admitiu em vídeo que a maioria das iniciativas governamentais relacionadas com a Covid-19 foram “completamente inventadas” e que as vacinas não são eficazes.
13 Dez 24
Laboratório australiano diz ter perdido 323 amostras de vírus mortais.
Mais de 300 amostras de vírus activos desapareceram de um laboratório estatal australiano na província de Queensland, no que as autoridades de saúde pública consideraram uma “grande violação” da biossegurança.
10 Dez 24
Níveis alarmantes de contaminação de ADN encontrados nas vacinas contra a Covid.
Um estudo publicado na Science, Public Health Policy and the Law comprovou que as vacinas Covid estão contaminadas com altos índices de ADN residual, incluído a sequência SV40, um vírus genético com grande potencial cancerígeno.
9 Dez 24
Médico globalista afirma que múltiplos vírus vão ser libertados após a tomada de posse de Donald Trump.
Em declarações à MSNBC, o pediatra globalista e campeão das vacinas Covid, Peter Hotez, insinuou que potenciais ameaças virais surgirão após a tomada de posse de Donald Trump.