Não podes expressar opinião dissidente sobre as alterações climáticas. Não podes expressar opinião dissidente sobre a guerra na Ucrânia.
Não podes expressar opinião dissidente sobre as vacinas, os confinamentos, as máscaras e todas as restrições e medidas tomadas a propósito da gripe chinesa. Não podes chamar à gripe chinesa, gripe chinesa.
Não te podes questionar, nem questionar ninguém, sobre os excesso de mortalidade pós-pandémicos.
Não podes colocar em causa as virtudes da globalização, da imigração massiva, do interseccionsimo e da diversidade. Não podes levantar dúvidas sobre a toxicidade dos homens ou a santidade das mulheres. Não podes alegar, apesar de todas as evidências, que a gravidez é impossível ao macho Sapiens. E nem penses em achar que o movimento LGBT tem qualquer coisa de autoritário.
Não podes alimentar reticências sobre a culpa do homem branco nem sobre a inocência do homem negro.
Não podes polemizar sobre a sagrada instituição do estado social e ai de ti que te perguntes pela relação entre o custo e o benefício do serviço nacional de saúde.
Não podes inquirir sobre os religiosos dogmas da ciência, nem confessar saudades dos tempos em que preferias a igreja ao centro comercial. O silêncio é de ouro.
Em nome da Causa de cada dia, tens que estar disposto a pagar 4 euros por cada litro de gasolina e a abdicar do aquecimento e do banho diário. Tens que estar disposto a suportar a inflacção a 20% e a acreditar em tudo o que a imprensa te diz. Tens que estar disposto a obedecer a todas as ordens do governo, a pensar como te dizem para pensar e a dizer apenas o que és autorizado a dizer. Tens que estar disposto a censurar e a criminalizar aqueles que não pensam como tu e que dizem coisas não autorizadas e que desobedecem às ordens das autoridades. Tens que estar disposto a denunciar vizinhos, amigos e familiares. Tens que estar disposto a passar fome e a suportar as vicissitudes de uma guerra termonuclear.
Em nome da Causa de cada dia, tens que estar disposto a tudo porque a tua vida não vale nada.
E o melhor mesmo, para jogar no seguro, é ficares caladinho no teu canto virtual. Foi para isso que o Zuckerberg inventou o Meta.
Relacionados
13 Jun 26
O Regresso à Realpolitik:
Da Narrativa Moralista ao Pragmatismo Estratégico na Europa Ocidental.
A exaustão dos recursos militares e a cristalização das frentes de batalha impõem à Europa uma capitulação intelectual: o abandono definitivo do moralismo binário em favor de um pragmatismo de sobrevivência. A análise de Francisco Henriques da Silva.
12 Jun 26
Deutschland über alles?
O mundo não está preparado para o rearmamento alemão.
À medida que as prioridades dos EUA se afastam da UE, a NATO enfrenta um futuro moldado pela russofobia, pelas ambições francesas e pelo renascimento militar da Alemanha. Mas a história ensina sobre os perigos da militarização germânica. A análise de Afonso Belisário.
12 Jun 26
Congressistas avançam com projecto-lei que dá a Israel acesso à inteligência dos EUA, apesar do alerta do Pentágono sobre a espionagem sionista.
O Congresso norte-americano prepara-se para aprovar um projecto-lei que vai integrar as estruturas de inteligência dos Estados Unidos e de Israel, gerando preocupações sobre a autonomia e segurança dos EUA, bem como justificadas teorias da conspiração.
11 Jun 26
Péter Magyar quer poder absoluto e a Hungria caminha para uma crise constitucional.
A Hungria está a conhecer um grande impasse político que pode ser resolvido com a violação do seu sistema constitucional, depois de Péter Magyar ter proposto uma emenda ao texto fundamental da república para destituir do cargo o Presidente Tamás Sulyok.
11 Jun 26
O preço da estupidez.
Houve um tempo em que se acreditou, com a candura típica do Iluminismo, que bastava alfabetizar as massas para vaciná-las contra a barbárie. Acontece que o inimigo da civilização nunca foi propriamente o criminoso, mas o tolo. A crónica de Marcos Paulo Candeloro.
11 Jun 26
Não, já não há volta a dar.
Não podes simplesmente entrar numa cápsula de má ficção científica e voltar aos anos 80 porque decides gritar uns slogans, publicar umas opiniões atrevidas nas redes sociais, participar numa manifestação do Tommy Robinson ou votar Chega. É tarde demais para chegar cedo.






