Não podes expressar opinião dissidente sobre as alterações climáticas. Não podes expressar opinião dissidente sobre a guerra na Ucrânia.
Não podes expressar opinião dissidente sobre as vacinas, os confinamentos, as máscaras e todas as restrições e medidas tomadas a propósito da gripe chinesa. Não podes chamar à gripe chinesa, gripe chinesa.
Não te podes questionar, nem questionar ninguém, sobre os excesso de mortalidade pós-pandémicos.
Não podes colocar em causa as virtudes da globalização, da imigração massiva, do interseccionsimo e da diversidade. Não podes levantar dúvidas sobre a toxicidade dos homens ou a santidade das mulheres. Não podes alegar, apesar de todas as evidências, que a gravidez é impossível ao macho Sapiens. E nem penses em achar que o movimento LGBT tem qualquer coisa de autoritário.
Não podes alimentar reticências sobre a culpa do homem branco nem sobre a inocência do homem negro.
Não podes polemizar sobre a sagrada instituição do estado social e ai de ti que te perguntes pela relação entre o custo e o benefício do serviço nacional de saúde.
Não podes inquirir sobre os religiosos dogmas da ciência, nem confessar saudades dos tempos em que preferias a igreja ao centro comercial. O silêncio é de ouro.
Em nome da Causa de cada dia, tens que estar disposto a pagar 4 euros por cada litro de gasolina e a abdicar do aquecimento e do banho diário. Tens que estar disposto a suportar a inflacção a 20% e a acreditar em tudo o que a imprensa te diz. Tens que estar disposto a obedecer a todas as ordens do governo, a pensar como te dizem para pensar e a dizer apenas o que és autorizado a dizer. Tens que estar disposto a censurar e a criminalizar aqueles que não pensam como tu e que dizem coisas não autorizadas e que desobedecem às ordens das autoridades. Tens que estar disposto a denunciar vizinhos, amigos e familiares. Tens que estar disposto a passar fome e a suportar as vicissitudes de uma guerra termonuclear.
Em nome da Causa de cada dia, tens que estar disposto a tudo porque a tua vida não vale nada.
E o melhor mesmo, para jogar no seguro, é ficares caladinho no teu canto virtual. Foi para isso que o Zuckerberg inventou o Meta.
Relacionados
12 Dez 24
Um pausa para pensar.
A Covid-19 alterou a vida e a psique do ser humano. Com resultados devastadores. Mas continuamos à espera que os criminosos sejam levados à justiça. Uma crónica de Walter Biancardine.
11 Dez 24
Seis em cada dez franceses querem que Macron se demita após o colapso do governo.
Uma sondagem divulgada na quinta-feira passada revelou que 59% dos franceses querem que o Presidente Emmanuel Macron se demita do cargo. Mas o homem prefere levar a França à ruína a levantar o rabo da cadeira do poder.
11 Dez 24
“Parem este terrorista!” Governo dos EUA ofereceu em 2017 dez milhões de dólares pela captura do novo líder da Síria.
O novo líder da Síria, Abu Mohammad al-Julani, e a sua organização terrorista, já foram inimigos terríveis do Ocidente. Agora são bons amigos, financiados por americanos, turcos e britânicos. Tudo permite, a russofobia.
10 Dez 24
ONU: Um abrigo de parasitas.
Além de impor interesses poderosos e de abrigar parasitas, a ONU de nada serve. Não evita guerras, não salva pessoas, não melhora vidas: tudo se resume à propaganda, à divulgação de ameaças mentirosas e ao estupro das soberanias. Uma crónica de Walter Biancardine.
10 Dez 24
De mal a pior: Trump escolhe para director da NASA um democrata woke.
Trump escolheu para a direcção da agência espacial norte-americana um liberal woke, fanático da diversidade e generoso em doações ao Partido Democrata. Musk deve ter metido a cunha, para ter um amigo como o seu principal cliente. Mas a nomeação é aberrante.
10 Dez 24
O estranho caso do executivo assassinado ou como até as elites populistas cegaram para a realidade.
O público americano celebro na internet o assassinato do executivo de uma seguradora de saúde. A direita populista qualificou o episódio como uma manifestação da esquerda. Mas o fenómeno transcende a ideologia.