Não podes expressar opinião dissidente sobre as alterações climáticas. Não podes expressar opinião dissidente sobre a guerra na Ucrânia.

Não podes expressar opinião dissidente sobre as vacinas, os confinamentos, as máscaras e todas as restrições e medidas tomadas a propósito da gripe chinesa. Não podes chamar à gripe chinesa, gripe chinesa.

Não te podes questionar, nem questionar ninguém, sobre os excesso de mortalidade pós-pandémicos.

Não podes colocar em causa as virtudes da globalização, da imigração massiva, do interseccionsimo e da diversidade. Não podes levantar dúvidas sobre a toxicidade dos homens ou a santidade das mulheres. Não podes alegar, apesar de todas as evidências, que a gravidez é impossível ao macho Sapiens. E nem penses em achar que o movimento LGBT tem qualquer coisa de autoritário.

Não podes alimentar reticências sobre a culpa do homem branco nem sobre a inocência do homem negro.

Não podes polemizar sobre a sagrada instituição do estado social e ai de ti que te perguntes pela relação entre o custo e o benefício do serviço nacional de saúde.

Não podes inquirir sobre os religiosos dogmas da ciência, nem confessar saudades dos tempos em que preferias a igreja ao centro comercial. O silêncio é de ouro.

Em nome da Causa de cada dia, tens que estar disposto a pagar 4 euros por cada litro de gasolina e a abdicar do aquecimento e do banho diário. Tens que estar disposto a suportar a inflacção a 20% e a acreditar em tudo o que a imprensa te diz. Tens que estar disposto a obedecer a todas as ordens do governo, a pensar como te dizem para pensar e a dizer apenas o que és autorizado a dizer. Tens que estar disposto a censurar e a criminalizar aqueles que não pensam como tu e que dizem coisas não autorizadas e que desobedecem às ordens das autoridades. Tens que estar disposto a denunciar vizinhos, amigos e familiares. Tens que estar disposto a passar fome e a suportar as vicissitudes de uma guerra termonuclear.

Em nome da Causa de cada dia, tens que estar disposto a tudo porque a tua vida não vale nada.

E o melhor mesmo, para jogar no seguro, é ficares caladinho no teu canto virtual. Foi para isso que o Zuckerberg inventou o Meta.