Duas empresas ucranianas estão na fase final da produção de uma “bomba suja”, disse o Tenente-General Igor Kirillov aos jornalistas na segunda-feira.
“De acordo com a informação de que dispomos, duas organizações ucranianas têm instruções concretas para criar a chamada bomba suja. O trabalho está na fase final”.
O Ministério da Defesa russo tem dados sobre os contactos do gabinete presidencial ucraniano com o Reino Unido acerca da questão da potencial obtenção destas tecnologias nucleares, declarou Kirillov numa recente conferência de imprensa.
O regime de Kiev, por si só, tem potencial de investigação e produção suficiente para fabricar uma bomba suja, incluindo três centrais nucleares activas e grandes quantidades de combustível nuclear usado. Kirillov adiantou que:
“A Ucrânia tem empresas da indústria nuclear com reservas de substâncias radioactivas que podem ser utilizadas para fabricar uma bomba suja. São três centrais nucleares activas: Yuzhno-Ukrainskaya, Khmelnitskaya e Rovnenskaya, que têm nove tanques de combustível nuclear irradiado que contêm até 1.500 toneladas de óxido de urânio enriquecido ao nível de 1,5%.”
Além disso, existem 22.000 unidades de combustível nuclear contendo urânio-238 na central nuclear desactivada de Chernobyl. Esta central armazena também produtos relacionados com o seu funcionamento enquanto esteve activa: urânio-235 e plutónio-239, que são os principais componentes de uma carga nuclear, salientou o tenente-general.
Estas acusações foram confirmadas por Sergey Lavrov no princípio da semana e por Vladimir Putin durante a tarde de ontem.
Vladimir Putin just moments ago…“Almost immediately, the territory of Ukraine was turned into a testing ground for military biological experiments…it is also known about plans to use a so-called ‘dirty bomb’ as a provocation.” pic.twitter.com/bgtewvi3Sk
— The Convo Couch (@theconvocouch) October 26, 2022
⚡️BREAKING NEWS⚡️
We have verified information that a “dirty bomb” is being prepared in the #Ukraine, utilizing institutions that have the technology to make it happen – #Russian Foreign Minister #SergeyLavrov.
Telegram – https://t.co/Xjywxzq6Kv pic.twitter.com/iRRUyaAxtO
— Intel Republic (@IntelRepublic) October 24, 2022
No domingo, o Ministro da Defesa russo Sergey Shoigu manteve conversas telefónicas com os seus homólogos britânicos, franceses e turcos, bem como com o chefe do Pentágono. Shoigu transmitiu aos seus colegas as preocupações sobre a possível utilização de uma bomba suja pela Ucrânia.
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, destacou a chantagem nuclear da Ucrânia. Segundo ela, Kiev está a planear transformar a central nuclear de Zaporozhye numa bomba suja.
Tudo isto enquanto os meios de comunicação ocidental acusam a Rússia exactamente do mesmo, embora não se perceba que vantagens tiraria Moscovo, que dispõe de um arsenal nuclear convencional, de uma operação desse género.
Ainda assim, é credível a suspeita que a bomba suja ucraniana será usada como “falsa bandeira” e atribuída à iniciativa de Moscovo, como já aconteceu várias vezes nesta guerra, nomeadamente com os atentados à ponte da Crimeia e aos gasodutos Nord Stream.
Num desenvolvimento de última hora, John Kirby, o porta-voz para os assuntos de defesa da Casa Branca, afirmou que não tem indicações de que a Rússia esteja a preparar uma bomba suja, declarações que têm sido interpretadas como uma mensagem directa às autoridades ucranianas para que não prossigam com o seu apocalíptico programa.
⚡️⚡️#BREAKING No indications seen by the US that #Russia planning to detonate a ‘dirty bomb’ in #Ukraine, says Kirby. pic.twitter.com/vixMZjjb0w
— War Monitor (@WarMonitors) October 26, 2022
Relacionados
29 Nov 24
Que boa ideia: Biden considera entregar armas nucleares à Ucrânia.
Depois da arriscadíssima decisão de permitir que a Ucrânia use misseis americanos em território russo, Joe Biden está a ponderar ir até ao limite das possibilidades e armar Zelensky com arsenal nuclear. É neste momento mais que nítido que o Ocidente anseia pelo apocalipse.
28 Nov 24
Sem noção da realidade, Macron e Starmer discutem envio de tropas para a Ucrânia.
Como se a Europa, a sós, conseguisse ser mais bem sucedida frente à Rússia, do que foi na companhia dos Estados Unidos da América, Starmer e Macron planeiam enviar tropas para a Ucrânia, como reacção à suposta mudança de política de Washington, quando Trump tomar posse.
27 Nov 24
Ensandecido chefe militar da NATO: “Temos de atacar a Rússia primeiro”.
O mundo está, como nunca, à beira de um conflito apocalíptico. E os militares no Ocidente são os primeiros a deitar gasolina para o incêndio, convictos que sobreviverão para reinar em oligarquia distópica sobre as cinzas.
22 Nov 24
Resposta de Putin: Moscovo revê doutrina nuclear e lança primeiros mísseis ICBM e hipersónicos contra a Ucrânia.
A resposta do Kremlin à decisão de autorizar a Ucrânia a usar misseis de longo alcance norte-americanos em território russo não se fez esperar: Putin assinou uma redefinição da doutrina nuclear russa e misseis de longo e médio alcance já estão a cair sobre a Ucrânia.
20 Nov 24
Presidente da Duma: “Biden quer levar o mundo com ele.”
O Presidente cessante Joe Biden está a levar os Estados Unidos e o resto do mundo com ele para a sepultura, ao agravar o conflito entre Moscovo e Kiev, segundo afirmou na segunda-feira o presidente da Duma, Vyacheslav Volodin.
19 Nov 24
Distopia do Reino Unido: Polícia investiga jornalista do Telegraph por causa de um tweet publicado há um ano.
Em mais um episódio distópico, a jornalista do The Telegraph Allison Pearson revelou que agentes da polícia britânica visitaram a sua casa no Domingo, intimidando-a a propósito de um tweet que tinha publicado há um ano atrás.