Dois retardados do pânico climático tentaram vandalizar na passada sexta-feira um quadro de Vincent Van Gogh (o célebre “Vaso com Quinze Girassóis”, de 1888) que estava em exibição na National Gallery de Londres.

A dupla é apoiante do grupo activista Just Stop Oil, que se envolve em acrobacias publicitárias deste género imbecil de forma a chamar a atenção do público para as alterações climáticas. Esta é a última de uma série de tentativas de destruição de obras de arte famosas perpetradas pelo grupo de retardados.

O vídeo mostra as criaturas a projectar uma sopa de tomate enlatada sobre a obra do imortal pintor holandês. Depois do acto tresloucado, os infelizes colaram as mãos à parede. O quadro está encapsulado em vidro pelo que, para além de pequenos danos na moldura, a obra de arte permaneceu ilesa, segundo de declarações da National Gallery.

 

 

A Polícia Metropolitana de Londres prendeu os dois retardados por danos materiais e transgressão agravada.

Num comunicado divulgado pouco tempo depois do vídeo ser publicado nas redes sociais, o grupo de activistas afirmou que:

“A criatividade e brilhantismo humanos estão patentes nesta galeria, mas o nosso património está a ser destruído pela incapacidade do Governo de agir sobre o clima. Que utilidade tem a arte quando enfrentamos o colapso da sociedade civil? Os artistas e o público precisam de participar na Resistência Civil se quiserem viver num mundo onde os seres humanos estão vivos para apreciar a arte”.

Por qualquer razão relacionada com a patologia mental dos membros deste grupo, este não é o seu primeiro assalto às obras de Van Gogh; o reverenciado pintor é um alvo comum destes indigentes e em Junho último, um outro par de retardados colou as suas mãos à moldura de “Pessegueiro Rosa Florido” que se encontrava em exibição na Galeria Courtauld da Somerset House, também em Londres.

Num outro post o colectivo de acéfalos escreveu:

“Uma obra de arte recebe esta protecção e preocupação do Estado, enquanto as pessoas que estão na Etiópia, Somália, Índia, Paquistão, EUA, Austrália (para citar alguns) sofrem com as alterações climáticas AGORA e são ignoradas e abandonadas. O que é mais importante? Este quadro ou um futuro?!”

O ContraCultura também está preocupado com o futuro da humanidade e do planeta. Porque se os destinos da humanidade e do planeta forem entregues a esta espécie de sub-sapiens o apocalipse é garantido.