Baseado no real e misterioso desaparecimento de 3 faroleiros nas remotas Ilhas Flannan, “The Vanishing”, de 2019, realizado por Kristoffer Nyholm, é um daqueles filmes feitos à moda antiga, que têm uma história para contar e uma moral da história para deixar a fermentar na consciência do seu público.
A fita é um thriller clássico sobre o pecado e as suas consequências, geralmente fatais, no percurso existencial imediato e mediato dos seus perpetradores. É também um muito bem conduzido ensaio sobre a banalidade do mal, demonstrando como é fácil a queda do homem, num mundo repleto de abismos.
Apesar de estarem a trabalhar sobre um guião com muitos silêncios difíceis de tornar eloquentes, os actores mostram-se credíveis nos seus austeros papéis, contribuindo com profundidade humana e intensidade abundante para a obra ao negro. Até Gerard Butler, que é um canastrão, consegue brilhar. E isto não é dizer pouco.
A sobriedade do método cinematográfico, que compactua esplendidamente com a cenografia inóspita destas ilhas escocesas, a parcimónia dos diálogos e um incomum pudor nas sequências mais violentas, contribuem em muito para que a produção ganhe virtude ética e estética.
Mais a mais, o filme está a passar no canal Hollywood (“O Mistério da Ilha Flannan”), pelo que se trata de um momento raro em que o escravizado subscritor dos miseráveis serviços de telecomunicações que operam sem freio no território nacional pode rentabilizar as muitas dezenas de euros que paga mensalmente pelo péssimo serviço de televisão que lhe é desavergonhadamente servido.
Uma fita para ver e rever. Dada a sua conceptual raridade.
Relacionados
27 Nov 24
A sério: 6,2 milhões de dólares por uma banana e um bocado de fita adesiva.
É difícil de acreditar mas Justin Sun, um milionário das criptomoedas, pagou a quantia de 6.200.000 dólares por uma banana. E o que é mais: aparentemente, ainda não percebeu que foi aldrabado.
15 Nov 24
The Penguin: Uma pérola no esgoto de Gotham.
A série da HBO é muito bem contada, muito bem filmada e interpretada por actores que desaparecem, para nos deixarem a conviver apenas com os personagens, que sendo ratazanas da pior espécie, gratificam o espectador com a sua tangibilidade dramática.
26 Ago 24
Ninguém quer ver: Amazon cancela série de “fantasia maricas” que apresentava um rei inglês como negro, gay e deficiente.
"My Lady Jane", uma série da Amazon Prime que apresentava uma versão negra, gay e deficiente do rei inglês Eduardo VI, foi cancelada após apenas uma temporada devido à falta de interesse do público. E a Disney também cancelou "The Acolyte", pelas mesmas razões.
12 Jul 24
BBC escolhe “elenco racialmente diversificado” para drama sobre a Batalha de Hastings, travada em 1066.
Mais um exercício de ficção woke sobre a história do Ocidente: A BBC e a CBS uniram esforços para produzir um série que nos tenta vender a ideia de que entre os anglosaxões do século XI podiam muito bem ser encontrados condes subsarianos e guerreiros do caribe.
29 Jun 24
Alma Mahler ou a vingança de Pandora.
Biografias de Minuto e Meio: Magnética ninfa de alguns dos mais proeminentes intelectuais e artistas da sua época, Alma Mahler libertou o caos passional para cumprir a sua vontade irredutível. Uma mulher incontornável, na tortuosa história do século XX.
21 Jun 24
Os XX Dessins de Amadeu: Um poema épico a tinta-da-china.
Os "XX Dessins", de Amadeu de Souza-Cardoso, constituem um virtuoso ensaio gráfico, que evoca vastos imaginários das tradições ocidental, oriental e africana; de D. Quixote às Mil e Uma Noites. A obra, iniciática, é simplesmente sublime.