“Oscar Peterson owned a piano. Everyone else just rents one.”
Robert Easton
Este será, talvez, o melhor solo da história do Jazz. Ou da história do Rythm and Blues. Ou da História do Swing. Ou da história do Bebop. Ou da História, ponto. É que nem se percebe bem de que género musical falamos porque Oscar Emmanuel Peterson, acompanhado por outros dois instrumentistas lendários – Bernie Kessel e Niels-Henning Pedersen – vai a todas, num improviso absolutamente alucinante.
O índice de virtuosismo presente neste clip rebenta com a escala toda. É uma espécie de Masterclass sobre o triunfo do génio humano. Não há milagre que Oscar Peterson não consiga produzir com as 88 teclas ao dispor do seu poder inventivo. De tal forma que os também virtuosos músicos que o acompanham oscilam entre o queixo caído e o esforço máximo para acompanhar o cânone alienígena do monstro que lidera a progressão.
Este momento da história da música é para saborear com tempo, apreciar repetidamente e estudar com profundidade. E o bom do Rick Beato ajuda imenso a esse processo.
Divirtam-se – e aprendam – com ele.
Relacionados
4 Nov 23
Unidade e significado dos Concertos de Brandenburgo.
O Contra ao Fim-de-Semana: Obra de insustentável beleza, os Concertos de Brandenburgo são um apogeu do Barroco. Mas a sua natureza fragmentária e o seu percurso obscuro levantam dificuldades quando lhe queremos atribuir significado e coerência.
9 Out 23
Five Times August oferece ao Rock a sua missa de finados.
Five Times August acaba de lançar uma espécie de funeral do rock'n roll, assertiva denúncia dos punks que colaboram, dos rebeldes que obedecem e das estrelas que brilham com o ouro das farmacêuticas. Para ouvir - e ler - com a merecida atenção.
14 Ago 23
Manifesto do Homem do Pescoço Vermelho.
"Rich Men North of Richmond" é um hino "redneck" absolutamente belo, verdadeiro e pungente. O mais próximo que temos de música de intervenção neste conformista século XXI.
24 Mai 23
“Back in Black”:
entre o luto e a euforia.
25 de Julho de 1980. Cinco breves meses depois da morte de Bon Scott, os AC/DC regressam com uma obra ao negro que ficará para sempre gravada nos tímpanos da humanidade como um dos mais geniais e electrizantes discos rock alguma vez gravados.
2 Mai 23
Love Frame Tragedy: Matthew Murphy revela o seu lado escondido.
Matthew Murphy, o génio dos Wombats, tem um projecto a solo: Love Frame Tragedy. E como o rapaz não sabe fazer nada que não seja brilhante, o primeiro álbum desta aventura, 'Wherever I Go, I Want to Leave', é um tratado épico e incontornável da indie pop contemporânea.
7 Abr 23
Sobre a Pauta de Vivaldi.
No intrincado tecido harmónico do Concerto para 2 Trompetes e Cordas em F Maior, de Vivaldi, reside a última palavra de Deus.